Menos de 8% das cidades atendem lei sobre tecnologia 5G

Levantamento feito pela Conexis Brasil Digital, mostra que até dezembro de 2023 apenas 7,16% dos municípios brasileiros têm normas adequadas para a implantação da tecnologia 5G de telefonia.
As operadoras enfrentam desafios para ampliar a cobertura, modernizando estruturas existentes devido à falta de regulamentação municipal. Capitais como Belo Horizonte, Fortaleza, Natal e Recife têm o sinal do 5G, mas enfrentam problemas de regulamentação, afetando o investimento das operadoras. (Jornal Classivale – Ipatinga)
Copasa encerra atividades em Nanuque
A partir desta sexta, 1º de março, a Copasa deixará de prestar os serviços de água e esgoto em Nanuque, após 51 anos. A nova empresa que assumirá ainda não informou à população sobre a qualidade e investimentos futuros.
Parte da comunidade está preocupada com a mudança, pois considera o tratamento de água e esgoto essencial para a saúde. Comerciantes também estão apreensivos, destacando o impacto no quadro de funcionários e nos benefícios oferecidos pela Copasa. (Jornal em Tempo – Nanuque)
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Ufla abre inscrições de Programa de Música
Estão abertas as inscrições para os corais e orquestras do Programa Institucional de Música da Universidade Federal de Lavras (Ufla), voltados para o público acima de 14 anos. O período de inscrições vai de 26 de fevereiro a 8 de março. A participação é gratuita e proporciona um espaço de prática de música coral e/ou música instrumental para estudantes, servidores e comunidade em geral.
Ao todo, são quatro projetos. Para o Coral Vozes do Campus e Grupo Canto das Nascentes não é necessário ter experiência prévia em canto. Para o Madrigal, é esperado experiência prévia em canto. E para a Orquestra de Cordas, é necessário conhecimento de violino, viola de orquestra, violoncelo ou contrabaixo acústico. (Jornal Panorama – Caxambu)
Santa Casa é 15ª no ranking Newsweek
A revista estadunidense Newsweek publicou no dia 28 de fevereiro de 2024 o seu tradicional ranking com os melhores hospitais do Brasil. A Santa Casa de Misericórdia de Passos, pelo quinto ano consecutivo, se destacou, mantendo-se novamente entre os 15 melhores hospitais do Brasil, além de continuar na primeira posição entre os hospitais de Minas Gerais.
O hospital é o único entre os 20 primeiros colocados que não está localizado nos grandes centros do País. (Observo – Passos)
Parque de Passa Quatro tem projeto
Foi apresentado na semana que passou o projeto arquitetônico do Parque Municipal Linear, o Parque da Rede, que será construído na área verde da rede ferroviária, no Centro da cidade de Passa Quatro. O projeto, desenvolvido pelo escritório de arquitetura Triê, trará ainda mais espaços de lazer e encontro para as famílias.
Para compor o verde que já é natural do local, haverá a construção da continuidade da ciclovia, de uma área de espelho d’água, anfiteatro aberto, área cívica, calçadas para caminhadas, parque infantil, pet place (lugares para os pets), academia ao ar livre, área verde para prática de esportes, banheiros públicos e quiosques comerciais. (Jornal Panorama – São Lourenço)
Arena consolidada como espaço múltiplo
A Feira da Conexão (Feconex) 2024 está agendada para ocorrer em agosto, no estacionamento da Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, transformando-a no maior complexo de negócios da região Central do Estado. A novidade deste ano é a ampliação do espaço dedicado ao agronegócio, com a “Praça do Agro”.
O Sicoob Credisete é o patrocinador máster, e espera-se receber aproximadamente 20 mil pessoas ao longo dos quatro dias do evento. (Diário Sete Lagoas)
Ação quer levar Vale a julgamento internacional
Moradores de Minas Gerais e Espírito Santo atingidos pelo rompimento da barragem de Mariana em 2015 terão a oportunidade de participar de uma nova ação internacional contra a Vale. Um tribunal inglês julgará a BHP e a Vale em outubro de 2024 por causa do desastre.
A ação, movida por mais de 600 mil pessoas, incluindo 200 mil de Governador Valadares, visa responsabilizar a Vale de forma individual. O processo na Inglaterra tem previsão para começar em outubro deste ano e espera-se uma decisão final até dezembro de 2024. (Diário do Rio Doce)
Lançamento do Minascon em Divinópolis
No dia 07 de março, na sede da Fiemg Regional Centro-Oeste, será realizado o Lançamento Oficial do Minascon, o maior evento da construção civil de Minas Gerais. O evento tem como objetivo fomentar negócios e promover a capacitação de gestores e profissionais do setor.
A 21ª edição acontecerá em Divinópolis, de 04 a 06 de julho, e espera reunir representantes de toda a cadeia produtiva da indústria da construção, com uma ampla programação que inclui mostra de empresas, treinamentos, palestras e atrações inovadoras. (DiviNews)
Coleta seletiva aumenta em Uberlândia
O serviço de coleta seletiva em Uberlândia registrou um aumento de 20% na quantidade de resíduos recicláveis recolhidos em janeiro deste ano, em comparação com o mesmo período de 2023. Conforme dados fornecidos pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), mais de 449 mil quilos foram recolhidos no mês passado, enquanto em janeiro de 2023, foram coletados cerca de 375 mil kg.
Com relação à quantidade de resíduos coletados anualmente, em 2023 o Dmae recolheu mais de 4 mil toneladas, representando um acréscimo de 10% em relação ao ano de 2022, quando o total de lixo recolhido foi de 3,9 mil toneladas. (Diário de Uberlândia)
Poços é a 3ª no índice de esgotamento
Poços de Caldas conquistou o terceiro lugar no índice de esgotamento sanitário em Minas Gerais, com um índice de 97,97%, de acordo com dados do Censo 2022 divulgados pelo IBGE.
Essa posição destaca a cidade como uma das que oferecem melhores condições de habitação no estado, com grande parte dos domicílios tendo acesso à rede geral, rede pluvial ou fossa ligada à rede de esgotamento sanitário. (Portal Poços Já)
Viçosa é a 6ª mais vertical do País
Quase 41,6% da população de Viçosa mora em apartamentos, enquanto 56,59% habitam em casas e 1,6% em casas de vila ou condomínios. Os dados coletados no Censo 2022 e divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) na sexta-feira, 23, revelam que a cidade possui 43.076 pessoas morando em casas e 31.724 em apartamentos, enquanto 1.144 moram em vilas ou casas de condomínios.
Segundo o IBGE, Viçosa é a 6ª cidade do País com maior proporção de moradores em apartamentos em relação ao total de habitantes. No Sudeste, apenas Santos (SP), São Caetano do Sul (SP) e Vitória (ES) possuem porcentagens maiores do que a de Viçosa. (Folha da Mata – Viçosa)
O DIÁRIO DO COMÉRCIO, em parceria com o Sindijori-MG, mantém um espaço de interação com os municípios mineiros através de seus veículos associados. A coluna Integra Minas é publicada às sextas-feiras e tem o objetivo de aproximar questões que impactam o ambiente econômico e empresarial do Estado em uma via de mão dupla, trazendo e levando informações criando uma rede que “Integra Minas”.
Ouça a rádio de Minas