Preço do frete por quilômetro avança em Minas e encerra novembro a R$ 7,13

O preço médio do frete por quilômetro rodado encerrou novembro a R$ 7,13 em Minas Gerais – um aumento de 0,8% na comparação com o mês anterior. Com a alta, o Estado segue à frente da média nacional, cujos preços avançaram de R$ 6,40 para R$ 6,50 em apenas um mês, conforme aponta o Índice de Frete Edenred Repom (IFR), baseado nas 8 milhões de transações anuais de frete e vale-pedágio administradas pela Edenred Repom.
O aumento no preço médio do diesel está entre os fatores que influenciaram o atual cenário. O combustível encerrou novembro a R$ 6,15, com alta de 0,65% com relação ao mês anterior, enquanto o subtipo S-10, finalizou o mês a R$ 6,21, com alta de 0,49%, segundo dados do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL).
De acordo com o diretor da Edenred Repom, Vinícios Fernandes, além do combustível, diversos fatores têm contribuído para a alta do preço do frete. Um deles é o aquecimento da atividade industrial no Brasil, que registrou resultados positivos em 2024 após uma leve retração em outubro.
Além disso, a alta na taxa básica de juros (Selic) e a desvalorização do real frente ao dólar também influenciaram significativamente o aumento dos custos operacionais no setor de transporte em novembro. “Esses fatores encareceram insumos e custos operacionais para o setor, afetando o preço médio do frete”, pontua Fernandes.
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Alta no frete impacta decisão de compra do consumidor
A alta no preço do frete tende a afetar múltiplos setores econômicos no Brasil, impactando diretamente as empresas e consequentemente afetando o custo final dos produtos. Segundo estudo realizado pela plataforma de pesquisa Opinion Box, o preço do frete é um dos fatores mais decisivos na experiência de compra on-line dos consumidores brasileiros.
71% dos compradores afirmaram já ter desistido de uma compra devido ao alto custo do frete. Esse dado reflete a sensibilidade do público em relação ao preço total da compra, destacando a importância de estratégias para manter a competitividade do transporte, mesmo com a alta nos preços.
Ainda segundo a pesquisa, dentre os fatores que mais pesaram para a decisão de compra, 19% dos respondentes afirmaram ser o preço, enquanto 12% disseram que o valor do frete e frete grátis são decisivos para a conclusão de uma aquisição. O critério do frete gratuito concretiza a sua relevância, já que 55% afirmam colocar mais produtos no carrinho só para ter direito ao benefício.
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