Prefeito de BH recebe membros do Codese-BH para discutir futuro da Capital
Representantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Belo Horizonte (Codese-BH) foram recebidos pelo prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), nesta sexta (6), para iniciar o diálogo entre a nova gestão municipal e a entidade, que reúne cerca de 90 instituições da sociedade civil organizada comprometidas com o futuro da Capital mineira.
A intenção do Codese-BH foi realizar uma apresentação institucional da entidade, com foco na atuação do conselho como parceiro estratégico da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) na promoção de políticas públicas sustentáveis e na construção de um planejamento de longo prazo para Belo Horizonte.
Segundo Damião, um dos pontos que sempre está em discussão é a necessidade de Belo Horizonte funcionar à noite. “O que fez BH parar de funcionar à noite foram muitas questões, não só ônibus que não roda de madrugada, que não atende a cozinheira do restaurante e aí chega às 22h30 e vem aquela fatídica frase perguntando se vamos querer alguma coisa da cozinha. Belo Horizonte não vai mais fechar e vai ser a cidade do ‘sim’. Sempre foram muitos ‘nãos’ e estamos mudando e queremos mostrar para as pessoas que não vamos deixar de fazer o certo. Vamos reabrir BH para o Estado, para o Brasil e para o mundo”, projeta.
Meta é desburocratizar, afirma Álvaro Damião
“Peço muito que acreditem no que estamos falando, pois vamos conseguir fazer pela cidade o que foi prometido. E não é inventar moda. É desburocratizar. Estava muito simples para a Prefeitura de Belo Horizonte falar ‘não’. Posso fazer esse evento, ‘não, não pode’. Pois se a resposta fosse positiva, daria um trabalho, pois seria necessário reunir com secretário, pedir várias licenças e é isso que queremos. Ter este trabalho”, afirma o gestor municipal.
O prefeito também destacou que é preciso demonstrar o orgulho de ser belo-horizontino e espera contar com as entidades que integram o Codese-BH para que, de alguma forma, sejam os agentes de mudança para o futuro da Capital. “Venho acompanhando as demandas desde quando era vereador. Chegamos à hora de mudar. Queremos uma Belo Horizonte mais feliz para termos ainda mais prazer em falar da Capital e o apoio para reconstruirmos a cidade, pois queremos uma Belo Horizonte avançada, sem perder as nossas características. Pretendemos fazer mais reuniões com os setores para receber as demandas também”, destaca.
Construindo horizontes: uma visão de futuro para Belo Horizonte

Para a presidente do Codese-BH, Cássia Ximenes, o objetivo do encontro foi apresentar ao prefeito Álvaro Damião o que é o Codese-BH e estreitar os laços com a gestão municipal visando melhorar o futuro na Capital.
“Queríamos apresentar as entidades que estão reunidas com o único propósito de ajudar a cidade a se desenvolver e transformar Belo Horizonte na melhor cidade da América Latina para se viver e se morar até 2050. Pensamos grande e temos como base, por exemplo, a cidade de Maringá (PR), que conseguiu transformações incríveis e é isso que nós queremos trazer aqui para BH também. Além disso, vamos convidar o prefeito Álvaro Damião a se tornar o presidente de honra do Codese-BH”, explicou.
O Codese-BH tem contribuído de forma efetiva com a cidade por meio de projetos como a requalificação urbana do centro de BH e o movimento Desenvolve-BH. A entidade também ocupa uma cadeira no Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e entregou, em setembro de 2024, ao então prefeito Fuad Noman, a publicação “Construindo Horizontes, Uma Visão de Futuro para Belo Horizonte”, documento com metas para 2030, indicadores e propostas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Em 2024, o Codese-BH e a Prefeitura firmaram ainda um acordo de cooperação técnica visando à elaboração de um Planejamento Estratégico de Longo Prazo para a Capital mineira.
Entidades que integram o Conselho Deliberativo do Codese-BH
- Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (Aabea/MG)
- Associação dos Bancos do Estado de Minas Gerais (Abemg)
- Associação do Bairro Buritis (ABB)
- Associação Comercial e Empresarial de Minas (Acminas)
- Associação dos Comerciantes do Hipercentro de Belo Horizonte (ACH-BH)
- Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano de Minas Gerais (Aelo/MG)
- Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação de Minas Gerais (Assespro/MG)
- Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH)
- Câmara do Mercado Imobiliário e Sindicato das Empresas Administradores de Imóveis, Corretoras de Imóveis, Incorporadoras de Imóveis e Urbanizadoras da Região Metropolitana de Belo Horizonte (CMI/Secovi/MG)
- Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU/MG)
- Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea/MG)
- Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio/MG)
- Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg)
- Minas Tênis Clube (MTC)
- Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Minas Gerais (Sebrae Minas)
- Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado de Minas Gerais (Sicepot/MG)
- Sindicato do Comércio Lojista de Belo Horizonte (Sindlojas)
- Sindicato da Industria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon/MG)
- Sociedade Mineira de Engenheiros (SME/MG)
- Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística de Minas Gerais (Setcemg)
- Sindicato das Empresas de Radio e Televisão de Minas Gerais (SERT/MG)
A expectativa tanto da entidade quanto da PBH é que o encontro fortaleça os laços e reforce o compromisso mútuo de construir uma cidade mais inovadora, inclusiva e preparada para os desafios das próximas décadas.
Ouça a rádio de Minas