Economia

Prefeitura de Belo Horizonte reajusta IPTU em 4,72%

Percentual definido corresponde ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial, calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
Prefeitura de Belo Horizonte reajusta IPTU em 4,72%
Crédito: Charles Silva Duarte / Diário do Comércio

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) acaba de divulgar o valor do reajuste do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2024. O aumento neste exercício será de 4,72%.

Em 2023, o valor aplicado aos imóveis e prédios residenciais da capital mineira foi de 5,90%.

Segundo a PBH, o percentual definido corresponde ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-e), que é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para os moradores de Belo Horizonte que desejarem realizar o pagamento do IPTU antecipado, a Prefeitura oferece um desconto de 6%.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


O benefício, porém, somente será destinado para quem optar pelo pagamento do imposto até 31 de janeiro. O desconto será de 6% sobre qualquer valor entre o mínimo e o máximo estabelecido na guia.

O IPTU de 2024 pode ser quitado em até 11 parcelas mensais e consecutivas, que devem ser pagas até o dia 15 de cada mês, a partir de fevereiro deste ano.

No portal da PBH é possível fazer a emissão dos boletos. A guia física será enviada à residência do contribuinte até o dia 20 deste mês.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas