PBH envia projeto para viabilizar campus do IFMG no Barreiro, veja a localização

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) deu um passo para ampliar o acesso à educação técnica e superior gratuita na Capital. Nesta terça-feira (15), o prefeito Álvaro Damião (União Brasil) assinou e encaminhou à Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) o projeto de lei que cria a Operação Urbana Simplificada (OUS), etapa legal necessária para viabilizar a construção do primeiro campus do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) em Belo Horizonte. A unidade será implantada na avenida Waldyr Soeiro Emrich, na região do Barreiro.
“A chegada do instituto federal é um sonho que agora chega ao Barreiro, em um espaço muito bem localizado. Teremos o maior instituto federal do Estado e que será modelo para ser replicado no Brasil inteiro”, afirmou o prefeito Álvaro Damião durante reunião com o reitor do IFMG, Rafael Bastos Teixeira, o presidente da Câmara, Juliano Lopes, e vereadores da região.
Segundo Juliano Lopes, o projeto deve tramitar em ritmo acelerado e pode ser aprovado em até 30 dias. Caberá ao IFMG custear a construção do campus e toda a manutenção da área, com cessão do terreno vinculada exclusivamente ao uso educacional.
Terreno público para o IFMG e contrapartidas ambientais
A proposta da OUS-IFMG estabelece que a implantação do campus contribuirá para ativar uma área pública hoje subutilizada, promovendo melhorias na ambiência urbana, segurança e dinamismo social da região.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O projeto prevê ainda contrapartidas como a manutenção da área verde onde o campus será instalado – entre as ruas Alfredina Amaral e Maria Letícia – sob responsabilidade do governo federal.
A iniciativa pode reforçar o Barreiro como polo de desenvolvimento tecnológico e de serviços, alinhado à política de interiorização e expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.
O IFMG será responsável por todas as despesas de construção do campus, incluindo a obtenção das autorizações legais necessárias para as obras. A manutenção, conservação e preservação do imóvel também ficam por conta do Instituto. A cessão definitiva do terreno é vinculada ao uso educacional da área.
Campus no Barreiro terá 1500 vagas e cursos na área da saúde
A nova unidade será o 18º campus do IFMG em Minas Gerais, com expectativa de oferta de até 1500 vagas quando estiver em plena operação. O eixo escolhido para a Capital será o de Meio Ambiente e Saúde, atendendo a uma demanda crescente por formação técnica qualificada nessas áreas.
Entre os cursos previstos estão:
- Técnico em Análises Clínicas
- Enfermagem
- Farmácia
- Nutrição e Dietética
- Radiologia e Cuidado de Idosos
O ingresso será feito por meio do Sisu, vestibular próprio ou exame de seleção semestral da instituição.
Além da formação acadêmica, o campus Belo Horizonte irá implementar o Programa Institucional de Esporte e Lazer, com atividades físicas, culturais e de lazer voltadas à comunidade. Também estão previstas ações de extensão nas áreas de saúde e meio ambiente, aproximando a produção acadêmica das necessidades reais do território.
Ouça a rádio de Minas