Economia

Prefeitura de Divinópolis doa terrenos para atrair investimentos

Prefeitura de Divinópolis doa terrenos para atrair investimentos
Crédito: Divulgação

Diante do elevado interesse de empresas para se instalarem ou expandirem suas operações em Divinópolis, na região Centro-Oeste de Minas, o Executivo municipal realiza chamamento público para doação de terrenos industriais. Interessadas têm até 30 de junho para se manifestarem e serão classificadas de acordo com potencial de geração de emprego, receita e taxa de retorno para a cidade.

O processo é apenas o primeiro de uma série de incentivos que o Executivo pretende realizar para efetivar investimentos privados na região. Outras áreas deverão ser liberadas para novos chamamentos em breve e um novo Distrito Industrial (DI) deverá ser construído nos próximos anos.

As informações são do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semd) de Divinópolis, Luiz Ângelo Coutinho. Segundo ele, nos últimos quatro anos, pelo menos 100 empresas manifestaram interesse em realizar algum tipo de aporte no município. Destas, 30 do ano passado para cá. Os setores vão desde o têxtil, passando por fundição de utensílios domésticos, metalurgia, alimentício, farmacêutico, química até tijolos.

“Temos uma indústria bastante diversificada forte nos setores siderúrgico e químico, por exemplo. E a demanda por espaços industriais tanto para expansão de marcas que já atuam na região como para instalação de quem deseja vir operar em Divinópolis é grande. Levantamos alguns terrenos municipais que não foram aproveitados e organizamos um edital de chamamento público para doação destas áreas”, diz.

Com pouco mais de uma semana do início das inscrições, há grandes interessados. O processo terá quatro fases: inscrição, habilitação, classificação e julgamento. As etapas serão de qualificação preliminar à doação com encargos e tem a finalidade de conceder igualdade de condições a todos que se enquadrarem nas atividades econômicas estipuladas no edital.

Ainda conforme o secretário, neste primeiro momento, serão doados seis terrenos, que estão localizados em diferentes partes de Divinópolis, inclusive no Centro Industrial Cel. Jovelino Rabelo e Centro Industrial José dos Santos Morais – dois dos DIs que já existem na cidade. São espaços que vão de 1.200 metros quadrados até superior a 50 mil metros quadrados.

Novas áreas

E os esforços do Executivo municipal para a atração de investimentos não param por aí. De acordo com Coutinho, existem outros dois espaços que a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) cedeu do Estado para o município recentemente e o objetivo é que se realize novo chamamento. Neste caso, conforme ele, deverão ser destinados a empresas de vocação imobiliária para divisão das áreas e a criação de espécies de DIs privados.

Hoje Divinópolis conta com três distritos industriais e cerca de 200 empresas instaladas nestes centros. O maior abriga 120. Um quarto deverá ser entregue à cidade nos próximos anos. Trata-se de uma área que depende de liberação judicial. Mas o secretário garante que as obras de acesso estão bem encaminhadas, assim como o projeto de engenharia.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas