Incentivo financeiro a empresas gera mais empregos e desenvolvimento em Itatiaiuçu
A Prefeitura da cidade de Itatiaiuçu, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), prevê o investimento de até R$ 1,2 milhão para ampliar a oferta de trabalho e mão de obra no município. Por meio do ‘Bolsa Trabalho’, programa de estímulo financeiro a empresas subsidiado pela prefeitura, são firmados convênios com empresas locais para fomento da economia na região.
Localizada às margens da BR-381, a cidade tem demanda por mão de obra nas empresas. Por isso, o programa da Prefeitura pretende suprir as necessidades empresariais e ampliar as possibilidades de trabalho para cidadãos desempregados, sem qualificação e/ou jovens que buscam inserção no mercado de trabalho.
O incentivo financeiro é concedido por um período de até quatro meses para empresas em processo de implantação ou expansão no município. Passado este período, empresa deve manter os vínculos empregatícios dos bolsistas por, no mínimo, mais oito meses.
A iniciativa implementada a partir do lançamento do Itatiaiuçu Conecta, firmou os primeiros convênios com três empresas locais em janeiro deste ano. De acordo com balanço da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do município, 21 candidatos estão cadastrados em banco de talentos à espera de uma vaga.
Capacitação
A formação técnica desta mão de obra é viabilizada por meio de parceria com o Cefet-MG. O acordo com a instituição, firmado também no lançamento do Itatiaiuçu Conecta em 2023, está em andamento com os primeiros cursos sendo ofertados para a população.
O secretário de Planejamento de Governo e Desenvolvimento Econômico, Afrânio Danilo Duarte, acredita que a possibilidade de treinar o bolsista dentro do próprio ambiente de trabalho se torna um grande diferencial competitivo.
Desta forma, a qualificação dos trabalhadores acontece de acordo com a cultura organizacional da empresa. “Com a bolsa será possível, ainda, diminuir a rotatividade de mão de obra e reduzir o custo operacional nas contratações”, afirma.
Uma das empresas que aderiu ao convênio é a R. M. Pedrosa Material de Construção de Ltda, que já avalia a iniciativa como uma excelente contribuição para o desenvolvimento do comércio local.
O sócio administrador da empresa, Rafael Henrique de Camargos Pedrosa, diz que esta é uma grande parceria para incentivar os comerciantes a ampliarem o leque de oportunidades para seus negócios.
“O incentivo fiscal é extremamente importante no primeiro momento em que o bolsista está em processo de treinamento. E isso nos motiva a realizar novas contratações. Além de desenvolver nosso empreendimento, também estamos oferecendo novas frentes de trabalho e renda para a população”, conta.
Ouça a rádio de Minas