Prefeitura pretende criar distrito industrial em Divinópolis

A Prefeitura de Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas Gerais, planeja implementar um novo distrito industrial (DI) no município, com área de 850 mil metros quadrados (m²).
A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) ficou responsável por elaborar a modelagem e deve entregar o master plan no primeiro semestre. Como os projetos estão em andamento, não há valor estimado de investimento até o momento.
Inicialmente, a ideia da prefeitura é conceber o centro industrial somente com recursos próprios, porém, a verba orçamentária será decisiva, sendo outra opção firmar uma parceria público-privada (PPP) para viabilizá-lo. Está prevista uma definição para 2025.
A expectativa da administração municipal é que as obras de infraestrutura possam ter início já no ano que vem. O município projeta que até o fim da atual gestão, em dezembro de 2028, o DI esteja pronto e com indústrias alocadas, de acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Turismo de Divinópolis, Igor Cardoso.
Atualmente, a cidade possui dois distritos industriais municipais, batizados de Jovelino Rabelo, com área de 2,1 mil quilômetros quadrados (km²) e cerca de 150 empresas, e José dos Santos Moraes, com 106 mil m² e em torno de 50 empresas. O município também abriga um DI do Estado, nomeado de Prefeito Antônio Martins, com área de 271 mil m².
DI vai trazer capilaridade para o município
Divinópolis tem uma forte vocação industrial. A cidade abriga diversas empresas de setores tradicionais, como a siderurgia e a fundição, além de ser polo da confecção.
O município dispõe de um ambiente favorável para negócios que tem atraído investidores, como o fato de ter infraestrutura adequada, dispor dos modais rodoviário, ferroviário e aéreo e possuir leis de liberdade econômica e de doação onerosa de imóveis.
Diante desses atrativos e de outros que estão prestes a serem implementados, a criação do novo DI será importante para a cidade fortalecer a capacidade de atrair investimentos.
“O distrito industrial trará mais capilaridade para a atração de investimentos, tomando como base que é um ponto muito estratégico para a nossa cidade”, afirma Cardoso.
Centro industrial ficará próximo de subestação e ramais de gás natural
Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico, uma subestação de energia e linhas de distribuição de gás natural estarão próximas ao terreno do futuro centro industrial.
A subestação Divinópolis 3, da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), promete reforçar o fornecimento de energia no município e atender as demandas dos DIs. A estrutura está em construção, com estimativa de ser entregue em dezembro deste ano.
Os ramais de distribuição do Gasoduto Centro-Oeste, da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), levarão gás natural à cidade, uma fonte de energia essencial para indústrias. Em curso, as obras da infraestrutura devem ser finalizadas no início de 2026.
“A nossa previsão é de que teremos bons empreendimentos olhando cada vez mais para Divinópolis nos próximos anos”, salienta.
Ouça a rádio de Minas