Economia

Presidente do BC, Caputo renuncia

Buenos Aires – O presidente do banco central argentino, Luis Caputo, apresentou renúncia ontem, ao presidente Mauricio Macri, por motivos pessoais, informou a autoridade monetária em comunicado.

O peso passou a despencar mais de 4% após a renúncia de Caputo, que, segundo a imprensa local, teve divergências sobre a condução financeira com o ministro da Economia, Nicolás Dujovne.

A segunda renúncia de um presidente do banco central em menos de quatro meses surpreendeu o mercado financeiro, em um momento em que o banco central procura conter a desvalorização acentuada do peso argentino, que já perdeu 50% até agora em 2018, e o governo está negociando uma extensão de um acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

“Esta renúncia se deve a motivos pessoais, com a convicção de que o novo acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI) restabelecerá a confiança nas situações fiscal, financeira, monetária e cambial”, acrescentou o texto.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Caputo chegou a assumir o cargo no banco central em 14 de junho, quando substituiu Federico Stuzenegger, que renunciou sobrecarregado pela fraqueza da moeda e pela alta taxa de juros que ele concordou como a renovação de estratégias para combater a inflação.

Caputo tem sido um colaborador próximo de Macri desde que este chegou à presidência do país, em dezembro de 2015. Primeiro, ele ocupou o cargo de Secretário de Finanças e, depois, virou ministro da área.

Substituto – Guido Sandleris, atual secretário de Política Econômica da Argentina e escolhido para a posição de sucessor de Caputo, terá que lidar com uma forte volatilidade do peso, uma inflação que deve ultrapassar 40% este ano e uma economia estagnada. (Reuters)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas