Prévia da inflação tem maior alta para março em 6 anos e bate teto da meta
São Paulo – A gasolina continuou exercendo forte peso e a prévia da inflação oficial do Brasil registrou em março a maior alta para o mês em seis anos, com o acumulado em 12 meses ultrapassando o teto da meta do governo.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) registrou alta de 0,93% em março, de acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O dado ficou bem acima da alta de 0,48% vista em fevereiro, mas pouco abaixo da expectativa em pesquisa da Reuters de avanço no mês de 0,96%, caracterizando a alta mais intensa para o mês de março desde 2015 (+1,24%).
O resultado levou a taxa acumulada do IPCA-15 em 12 meses a 5,52%, de 4,57% antes e expectativa de 5,55%. Com isso, supera o teto da meta do governo para este ano, que é de uma inflação de 3,75%, com margem de 1,5 ponto percentual para mais ou menos, medida pelo IPCA.
A maior influência individual para o resultado da inflação foi exercida pela alta de 11,18% da gasolina, cujos preços aumentaram pelo nono mês consecutivo.
Na sexta-feira, a Petrobras anunciou o primeiro recuo dos preços da gasolina em suas refinarias, seguido de outro a partir desta quinta-feira, mas o combustível ainda acumula aumento de quase 41% frente aos valores praticados no início de 2021.
Ouça a rádio de Minas