Economia

Exposibram debate a importância da mineração e transformações no setor

Para a presidente do conselho diretor do Ibram, Ana Sanches, um mundo sem mineração é um mundo sem futuro
Exposibram debate a importância da mineração e transformações no setor
Foto: Divulgação/Ibram

A transformação do setor mineral passa por fazer com que a população perceba a importância da mineração, e essa mudança de percepção começa cedo, nas escolas, com os professores ensinando para as crianças o que é a área e todo o contexto dela no mundo. Essa é a visão da presidente do conselho diretor do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Ana Sanches.  

Para ela, se essa conscientização viesse de cedo, as pessoas pensariam duas vezes antes de falarem que desejam um mundo sem mineração, o qual considera como um mundo sem futuro. 

A executiva mineira recorda que, quando era pequena, tinha curiosidade de saber como funcionava o setor, e que não tinha uma boa impressão: pensava que o trabalho das mineradoras era destruir as belas montanhas de Minas Gerais.

Também CEO da Anglo American Brasil e há 12 anos trabalhando na área, Ana Sanches afirma que mudou sua opinião ao conhecer como a mineração era feita de forma responsável, sustentável, com segurança, inovação e tecnologia. 

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Quando eu penso no futuro da mineração, tenho convicção de que, em conjunto, podemos ser ainda melhor”, destacou a presidente do conselho do Ibram nesta segunda-feira (29) no discurso de abertura da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram), em Belo Horizonte.

“A transformação do setor significa mudar a imagem da mineração, repaginar a nossa reputação, com práticas responsáveis em todos os aspectos e em todas as nossas decisões”, enfatizou, dizendo que a atividade precisa mostrar como pode contribuir, de fato, com a sociedade.

Reforçando o que Ana Sanches disse, o diretor-presidente do Ibram, Raul Jungmann, destacou que 86 milhões de pessoas foram impactadas pela primeira campanha nacional de publicidade da mineração. O mote era o seguinte: “Minerais, presentes no que você imaginar”. 

“A mineração está em praticamente tudo em nossas vidas. Está no celular, no transporte, na saúde, na segurança alimentar, na segurança nutricional”, reiterou o executivo na abertura do evento, que contou com a presença de várias autoridades, incluindo o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (Novo), representando o governador Romeu Zema (Novo).

Foto: Divulgação/Anglo American

Exposibram tem expectativa de público de mais de 70 mil pessoas

O Exposibram acontece no Expominas até a próxima quinta-feira (12). O Ibram espera receber mais de 70 mil pessoas durante os quatro dias, dos quais 2 mil congressistas. São cerca de 600 estandes de diversos países e cinco palcos simultâneos para apresentações e discussões aprofundadas sobre a indústria mineral.

A entrada na exposição é gratuita, enquanto a participação no congresso requer inscrição paga. As informações estão no site do evento. 

Considerado um dos maiores encontros do setor mineral na América Latina, o Exposibram também vai reunir mais de 20 mineradoras e 460 fornecedores selecionados, do Brasil e do exterior, para discutir propostas comerciais e fechar contratos. Na última edição, 22 mineradoras participaram da rodada de negócios e geraram expectativa de negócios no valor de R$ 1,5 bilhão.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas