Economia

Principal ferrovia do sudeste tem contrato renovado e RMBH ganhará novo ramal

Termo aditivo antecipou renovação e estabeleceu 2022 como data base para obras e aquisição de ativos; ao todo, investimentos serão de cerca de R$ 31 bi
Principal ferrovia do sudeste tem contrato renovado e RMBH ganhará novo ramal
As renovações de contratos de concessão da Rumo Malha Paulista (RMP), da Malha Sudeste, operada pela MRS Logística, e da Estrada de Ferro Vitória-Minas dão impulso ao transporte de cargas sobre trilhos | CRÉDITO: Ueslei Marcelino/Reuters

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o Ministério da Infraestrutura (Minfra) e a concessionária MRS Logística S.A. assinaram hoje, em Juiz de Fora, o termo aditivo de renovação antecipada da Malha Sudeste, ferrovia de 1.643 quilômetros de extensão, concedida por 30 anos desde 1996.

A prorrogação estende o contrato até 2056 e envolve como contrapartida um desembolso de cerca de R$ 11 bilhões, tendo maio de 2022 como data base, em obras e aquisição de ativos. Ao todo, a MRS terá que fazer investimentos na ordem de R$ 31 bilhões durante o contrato.

A Malha Sudeste é a principal infraestrutura ferroviária do sudeste brasileiro, pela qual é transportada aproximadamente 30% de toda a carga do modal no país. A ferrovia conecta através de seus trilhos os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, ligando os portos de Santos, Itaguaí, Guaíba e Rio de Janeiro.

Em Minas, o plano contempla, entre outras iniciativas, a implantação de um ramal ferroviário e um terminal integrador em Igarapé, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os investimentos na estrutura serão de R$ 800 milhões em dez anos, e deverão gerar 15 mil empregos e R$ 130 milhões em impostos.

O ramal ferroviário terá, aproximadamente, 12 quilômetros de extensão e vai conectar Igarapé ao Ramal do Paraopeba, nas proximidades do município de Brumadinho. A obra inclui pátio de cruzamento, dois túneis (com um quilômetro de extensão) e sete viadutos. Já o Terminal Integrador, que será construído às margens da BR-381, terá capacidade de movimentar cerca de 2 milhões de toneladas de cargas/ano, o que corresponde a 100 mil contêineres.

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