Procura por carros elétricos cresce no Brasil em 2023

A procura por carros elétricos tem crescido no Brasil, tanto entre os novos modelos quanto entre os veículos usados. É o que aponta uma pesquisa realizada pelo portal de negócios e soluções para o segmento automotivo, Webmotors.
No caso dos modelos 0km, o levantamento indicou um aumento de 77% na procura por veículos elétricos dessa categoria na plataforma em setembro deste ano frente ao mesmo mês de 2022. A montadora chinesa BYD se destaca entre as marcas, com quatro dos cinco modelos mais procurados.
O sedan elétrico BYD Han desponta em primeiro lugar entre os veículos novos, seguido pelo BYD Yuan Plus. O ranking ainda conta com o Volvo XC40, BYD Dolphin e BYD Tan.
Esse aumento na procura por carros elétricos é ainda maior entre os modelos usados, com avanço de 145% na comparação com setembro do ano passado. Nesse caso, o modelo mais desejado pelos usuários da plataforma é o Porsche Taycan. Em seguida aparece o Volvo XC40, MINI Cooper SE, Audi e-tron e o Nissan LEAF.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O CEO da Webmotors, Eduardo Jurcevic, lembra que, de acordo com outro estudo da plataforma, 61% dos usuários entrevistados estão dispostos a pagar um valor mais alto por modelos eletrificados.
Veículos elétricos em Minas Gerais
A pesquisa também revelou um crescimento de 67% nas buscas por carros elétricos 0km em Minas Gerais no mês de setembro frente ao mesmo período de 2022. De acordo com o levantamento, os modelos mais procurados são: BYD Dolphin; BYD Yuan Plus; BYD Han; Volvo XC40 e BYD Tan.
Já entre os veículos usados, a demanda no Estado aumentou 124% no último mês na comparação com setembro do ano passado. Nesse caso, o destaque ficou para o Porsche Taycan, que lidera a lista dos mais procurados na plataforma. Em seguida aparece o Volvo XC40; Audi e-tron; MINI Cooper SE e o Tesla Model S.
Crescimento da eletromobilidade
Um outro estudo, realizado pela consultoria Strategy&, estima que a frota de carros elétricos no País deve superar a marca de 35 milhões de unidades até 2040. O crescimento é estimado para a partir de 2027, quando as vendas de veículos elétricos deverão ganhar impulso.
Um dos fatores que podem contribuir para esse avanço é o plano de expansão da BYD no mercado brasileiro. A marca chinesa espera contar com 200 operações em todo Brasil até 2025, sendo 21 em Minas Gerais.
No entanto, durante a abertura da 9ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), realizado em São Paulo, o governador Romeu Zema (Novo) afirmou que esse crescimento do carro elétrico poderá ameaçar os empregos no País.
“Nós temos que lembrar: o carro elétrico é uma ameaça aos nossos empregos. A transição para o carro elétrico envolve a importação de baterias, que pouquíssimos países produzem. Envolve nós destruirmos milhões de empregos de uma cadeia produtiva que não terá mais sentido. Peças de motor à combustão, escapamentos, uma série de itens não são usados no carro elétrico. Vai significar a migração de empregos, sem considerar postos de gasolina e concessionárias”, disse.
Para o governador, o Brasil tem condições de apresentar ao resto do mundo uma alternativa ao carro elétrico, o modelo a etanol. “O nosso carro a etanol, que muitas vezes é esquecido, é tão sustentável quanto o elétrico, ou até melhor. Muitas vezes o que temos assistido é um carro elétrico na tomada, sendo carregado, e o que está atrás gerando essa energia é uma usina termoelétrica altamente poluente. Então, precisamos mostrar que o Brasil já tem hoje uma frota considerável movida a um combustível renovável. O Brasil não tem conseguido mostrar isso”, declarou.
Confira a lista dos veículos elétricos 0Km mais procurados no Brasil:
1º BYD Han
2º BYD Yuan Plus
3º Volvo XC40
4º BYD Dolphin
5º BYD Tan
Confira a lista dos veículos elétricos usados mais procurados no Brasil:
1º Porsche Taycan
2º Volvo XC40
3º MINI Cooper SE
4º Audi e-tron
5º Nissan LEAF
Ouça a rádio de Minas