Produção de aço bruto volta a subir em Minas Gerais após duas quedas consecutivas

Em maio deste ano, a produção de aço bruto em Minas Gerais totalizou 809 mil toneladas, o que representa um crescimento de 5,3% em relação ao mesmo intervalo de 2024. Esse foi o primeiro avanço anual desde fevereiro, quando o volume subiu 1,8%. Em abril, houve queda de 6,6% e, em março, de 2,4%, de acordo com os dados do Instituto Aço Brasil.
Com esse volume, o Estado seguiu na liderança nacional, respondendo por 29,9% das 2,71 milhões de toneladas produzidas no País. Na segunda posição ficou o Rio de Janeiro, com 23,7%, e na terceira, São Paulo, com um percentual bem inferior, de 6,8%.
Além de ocupar, mais uma vez, a primeira colocação na lista de produtores de aço do Brasil, Minas Gerais foi fundamental para que a indústria siderúrgica brasileira conseguisse aumentar em 5% a fabricação de aço bruto no período. Diferentemente da siderurgia mineira, a fluminense registrou baixa de 4% e a paulista, um recuo ainda maior, de 13%.
O desempenho em maio ajudou ainda a impulsionar o resultado do Estado no acumulado de 2025. No confronto entre os primeiros cinco meses deste ano e os de 2024, o volume produzido cresceu 1,3%, para 4,14 milhões de toneladas. A quantidade fabricada de janeiro até abril era praticamente igual à do mesmo período de 2024, com uma leve alta de 0,4%.
Minas Gerais também liderou o ranking de produtores nesse comparativo. A siderurgia mineira teve participação de 30,3%, enquanto as siderúrgicas do Rio de Janeiro responderam por 26,8% e as de São Paulo, 6,9%. Ao todo, foram fabricadas 13,66 milhões de toneladas de aço bruto em todo o Brasil, um incremento anual de 0,7%.
Fabricação de semiacabados para venda e laminados no Estado
Por outro lado, a produção de aço semiacabado para venda e de laminados em Minas Gerais caiu em maio deste ano frente a igual mês do último ano. Foram fabricadas 751 mil toneladas, uma queda de 0,9%, que interrompeu uma sequência de duas altas consecutivas.
Apesar do recuo, o volume produzido em Minas Gerais representou 27,9% do total nacional, o maior percentual entre os estados. A indústria siderúrgica do Brasil fabricou 2,69 milhões de toneladas no período, acréscimo de 3,7%.
No acumulado dos primeiros cinco meses de 2025 ante o mesmo intervalo de 2024, o Estado produziu 3,86 milhões de toneladas de semiacabados para venda e laminados, patamar 1,1% superior. Neste caso, a siderurgia mineira liderou o ranking nacional com 29,5% de participação. No País, foram fabricadas 13,1 milhões de toneladas, baixa de 0,9%.
Ouça a rádio de Minas