Produção da Anglo American no Minas-Rio recua 1% em 2025
Após registrar em 2024 a maior produção da história do Sistema Minas-Rio, de 25 milhões de toneladas (Mt) de minério de ferro, a Anglo American reportou uma pequena queda de 1% em 2025, para 24,8 Mt, conforme balanço divulgado nesta quinta-feira (5).
O resultado anual do complexo, localizado em Conceição do Mato Dentro, na região Central de Minas Gerais, ficou em linha com a projeção da companhia, que era de produzir entre 23 a 25 Mt. Um volume menor já era esperado devido à inspeção do mineroduto que escoa os produtos até o Porto do Açu, no Rio de Janeiro, realizada no terceiro trimestre.
Nos últimos três meses do ano passado, foram produzidas 6,5 Mt no empreendimento, o que representa uma leve alta de 1% sobre o mesmo período do exercício imediatamente anterior. A mineradora disse que a quase estabilidade reflete um desempenho operacional consistente na planta, com maior utilização e recuperação de massa.
Mineradora eleva projeção para 2026
Para 2026, a Anglo American prevê produzir entre 24 e 26 Mt de minério de ferro no Minas-Rio, segundo o relatório. Anteriormente, a empresa estimava de 23 a 25 Mt. A previsão foi revisada para cima, refletindo a forte performance esperada para a operação e maiores taxas de recuperação possibilitadas pela alimentação estável de minério na planta.
Sobre o ano que vem, a projeção não foi alterada, portanto, a mineradora segue acreditando que o sistema produzirá entre 24 e 26 Mt. Já no exercício seguinte, a companhia informou que a produção deve recuar para 23 a 25 Mt, porque a mina está se deslocando para áreas com maior variabilidade na alimentação de minério, compensando o ganho de produtividade resultante da implementação das colunas de flotação de relimpeza.
Ouça a rádio de Minas