Economia

Produção brasileira tem 4ª queda consecutiva

Rio – A produção média de petróleo do Brasil caiu em setembro pela quarta vez consecutiva ante o mês anterior, para 2,486 milhões de barris por dia (bpd), apontaram dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) , em meio a paradas para manutenção realizadas pela Petrobras.

No nono mês do ano, o volume de petróleo produzido pelo País recuou 1,4% ante agosto e caiu 5,9 % ante o mesmo mês de 2017, de acordo com a agência reguladora do setor.

O recuo ocorreu apesar do avanço de importantes áreas do pré-sal, nas bacias de Campos e Santos, que representaram 57 % da produção de petróleo nacional em setembro, ou 1,419 milhão de bpd, alta de 3,3 % ante agosto.

A queda da produção brasileira em setembro teve a contribuição de paradas programadas para manutenção das plataformas P-57, no campo de Jubarte, e P-52, no campo de Roncador, ambas na Bacia de Campos, conforme havia informado anteriormente a Petrobras, operadora das áreas.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Nos meses anteriores, a estatal também vinha registrando quedas na extração de petróleo. Em agosto, por exemplo, verificou um tombo devido a paradas para manutenção em plataformas no campo de Lula, o maior do país, no pré-sal da Bacia de Santos. Houve ainda paradas para manutenção em outras unidades da Bacia de Campos.

Leia também:

Petrobras aumenta GLP e reduz preço da gasolina

Já produção média de gás natural do Brasil em setembro atingiu 113 milhões de metros cúbicos por dia, queda de 0,9% na comparação anual e alta de 6,1 % ante agosto, informou a ANP.

Segundo a ANP, a produção média de petróleo da Petrobras, como concessionária, em setembro, foi de aproximadamente 1,794 milhão de bpd, ante 1,827 milhão de bpd no mês anterior.

Já a Shell, empresa privada com maior produção no Brasil e forte presença no pré-sal, produziu em 329.917 bpd em setembro.

A participação do pré-sal, de 55,8%, foi recorde, destacou a agência em comunicado oficial. Na região, foram extraídos 1,783 milhão de boe/d, um aumento de 3,7% em relação ao mês anterior. Foram produzidos no pré-sal 1,419 milhão de barris de petróleo por dia (bpd) e 58 milhões de metros cúbicos diários (m3/d) de gás natural por meio de 85 poços. (AE/Reuters)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas