Produção da indústria em Minas cai 0,5% sob reflexos da pandemia

A produção industrial em Minas Gerais apresentou queda de 0,5% em janeiro na comparação com dezembro, na série com ajuste sazonal. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O recuo verificado no primeiro mês de 2021, de acordo com a supervisora de pesquisa econômica da entidade, Claudia Pinelli, é um reflexo dos impactos da pandemia da Covid-19.
A intensificação dos números relacionados à doença, lembra ela, provocou o fechamento de várias atividades, o que repercutiu na economia. O fim do auxílio emergencial, diz, também contribuiu para que houvesse a retração.
No acumulado dos últimos 12 meses, a queda na indústria mineira chegou a 1,3% em janeiro, menor do que o registrado em dezembro (-3,2%).
Já na comparação com janeiro de 2020, houve alta de 9,8% na produção industrial do Estado, motivada por uma base fraca no ano passado, conforme lembra Claudia Pinelli.
Segmentos
Em janeiro, na comparação com igual período de 2020, os maiores avanços foram registrados nas atividades de fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias (35,3%), fabricação de máquinas e equipamentos (32,5%), fabricação de produtos de minerais não-metálicos (19,6%) e fabricação de produtos têxteis (18,4%).
Do lado das quedas, estão fabricação de outros produtos químicos (-5,8%), fabricação de coque, de produtos derivados de petróleo e de biocombustíveis (-1,3%) e fabricação de celulose, papel e outros produtos de papel (-0,3%).
Ouça a rádio de Minas