Economia

Produção de lítio da Sigma cresce 30% no Vale do Jequitinhonha

Empresa alcançou o ritmo de 270 mil toneladas/ano no complexo Grota do Cirilo, após investir em reciclagem de rejeitos
Produção de lítio da Sigma cresce 30% no Vale do Jequitinhonha
Complexo no Vale do Jequitinhonha contará com mais duas plantas e pode atingir uma capacidade de 920 mil toneladas de concentrado de lítio | Crédito: Divulgação Sigma

A Sigma Lithium aumentou a produção da planta greentech, no complexo industrial Grota do Cirilo, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, em quase 30%, com uma reciclagem criativa, do inglês upcycling, técnica que consiste no reaproveitamento de materiais.

A empresa implementou mudanças na unidade durante a parada anual de manutenção de quatro dias em novembro. Em razão disso, chegou a produzir, por vários dias, mais de 850 toneladas de óxido de lítio, atingindo dias de pico de 900 toneladas.

Agora, a planta está operando em plena capacidade, com produção anualizada de 270 mil toneladas de concentrado de lítio, que correspondem a 37 mil toneladas de carbonato de lítio equivalente. E com as alterações, há potencial para volumes ainda maiores.

O que a companhia fez para obter os expressivos resultados foi aprimorar, durante um ano, a tecnologia de recuperação de lítio para reprocessar os rejeitos empilhados a seco.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Ao Diário do Comércio, a CEO da Sigma, Ana Cabral, explica que, em dezembro do ano passado, a empresa decidiu parar de vender os rejeitos que continham lítio e investir nesse aperfeiçoamento da rota tecnológica para reciclá-los e produzir mais óxido de lítio. A busca por algo mais rentável teve como motivação a queda de 80% dos preços do lítio em 2023.

Conforme ela, com esse aprimoramento, a empresa aumentou o valor agregado do produto, elevou a produção de forma sustentável, utilizando a mesma área de antes, e passou a gerar mais renda, impostos e Compensação Financeira pela Exploração Mineral (Cfem).

A executiva destaca que a rota tecnológica da Sigma é uma vitrine para outras indústrias. “Hoje temos a melhor tecnologia de reciclagem do mundo, porque é zero químico, zero água potável e continua zero barragem de rejeitos, zero energia suja e zero carbono”, diz.

Construção da segunda planta está a todo vapor  

Com previsão de ficar pronta em 2025, a Sigma está construindo uma segunda planta greentech no Grota do Cirilo, cuja capacidade de produção será de 250 mil toneladas de concentrado de lítio por ano, ou 34 mil toneladas de carbonato equivalente. O investimento estimado para a nova unidade no Vale do Jequitinhonha é de R$ 492 milhões.

As obras estão no processo de terraplanagem. Ao mesmo tempo, de acordo com Ana Cabral, a empresa já está solicitando os equipamentos da nova fábrica.

Segundo a executiva, a empresa precisará de mais 500 colaboradores para atuar na construção e pretende priorizar na contratação a mão de obra local, com o objetivo de fomentar o pleno emprego na região. Para isso, está executando um programa de capacitação da população das cinco comunidades vizinhas do complexo industrial.

Quando entrar em operação, a planta vai gerar 6,5 mil empregos indiretos – relacionados ao ecossistema de mineração, metalurgia, maquinário, caminhão, peças de reposição, entre outros segmentos. Esses postos de trabalho serão somados aos 15 mil indiretos já existentes.

Empresa idealiza terceira unidade e refinaria de sulfato de lítio na região

Recentemente, a Sigma também anunciou uma expansão mais robusta. A companhia projetou que vai mais do triplicar a produção atual no Vale do Jequitinhonha em três anos, alcançando 920 mil toneladas de concentrado de lítio, ou 125 mil de carbonato equivalente.

Para atingir essa marca, a empresa idealiza, para 2026, a construção de uma terceira planta greentech, capaz de produzir 400 mil toneladas do concentrado de lítio, ou 54 mil de carbonato equivalente, e, para 2027, de uma refinaria de sulfato de lítio, que integrada à nova unidade e contribuirá para o resultado com 20 mil toneladas.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas