Produção de minério da Vale cresce 5,8%

Rio de Janeiro – A Vale produziu 66,77 milhões de toneladas de minério de ferro no primeiro trimestre deste ano, alta de 5,8% ante igual período de 2022, enquanto a comercialização caiu em meio a restrições no embarque, informou ontem (18) a mineradora .
O crescimento da produção ocorreu diante de um desempenho mais forte na importante mina S11D, no Pará, com avanço de 7,8% da produção na comparação anual, para 16,32 milhões de toneladas, a partir de um melhor desempenho do sistema “truckless” e da instalação de novos britadores em 2022. Melhores condições climáticas em Minas Gerais também contribuíram com o desempenho do trimestre, adicionou a companhia.
Já as vendas de finos de minério de ferro recuaram 10,6% entre janeiro e março, ante um ano antes, para 45,86 milhões de toneladas, devido a restrições de carregamento no Terminal Ponta da Madeira, no Maranhão, com impacto do período chuvoso na formação das pilhas nos estoques e manutenção não programada em equipamentos do porto.
A comercialização também sofreu algum impacto com o rebalanceamento da cadeia de fornecimento, após fortes vendas no quarto trimestre, disse a empresa. “A Vale espera compensar esse impacto no segundo semestre, mantendo seu plano anual de vendas inalterado”, frisou a mineradora. A produção de pelotas cresceu 20,1% no trimestre versus um ano antes, para 8,32 milhões de toneladas, impulsionada pela maior produção em Tubarão 3.
Ouça a rádio de Minas