Economia

Produção em Minas registra queda no ano

Produção em Minas registra queda no ano
No período de julho a setembro, a produção de minério de ferro no Estado subiu 1,65%, contra alta de 10,3% verificada no País - Foto: Vale/Divulgação

Embora a produção total de minério de ferro da Vale tenha apresentado mais um recorde no trimestre passado, chegando a 104,9 milhões de toneladas, o volume do insumo produzido pela companhia em Minas Gerais pouco cresceu. No período de julho a setembro de 2018, a produção nacional da mineradora avançou 10,3% sobre a mesma época do ano anterior, enquanto a produção mineira aumentou 1,65% em igual comparativo.

Na análise anual, no entanto, houve queda no Estado. O total produzido em Minas somou 141 milhões de toneladas entre janeiro e setembro deste ano, frente a 148,9 milhões no mesmo período do ano anterior. Isso equivale a uma queda de 5,3% entre os exercícios.
Em âmbito nacional, a Vale produziu, ao todo, 283,6 milhões de toneladas de minério de ferro no acumulado de 2018, contra 273,1 milhões nos mesmos meses de 2017. Nesse caso, houve alta de 3,8%.

Leia também:

Mineradora mira projetos expressivos, com baixo investimento

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Empresa que elevar produção de níquel

Sistemas – Em Minas, a Vale opera os sistemas Sudeste e Sul. No Sistema Sudeste, que compreende as minas de Itabira, Minas Centrais e Mariana, a companhia produziu 28 milhões de toneladas do insumo siderúrgico no terceiro trimestre, avançando 4,2% sobre os mesmos três meses de 2017.

De acordo com a companhia, o crescimento ocorreu, principalmente, devido à retomada de operação da planta de Timbopeba e ao melhor desempenho operacional do complexo de Itabira e da planta de Brucutu.

Com isso, o sistema totalizou 77,8 milhões de toneladas de minério nos nove primeiros meses de 2018. Em termos percentuais, o resultado anual recuou 5,6% em relação à mesma época do ano anterior (82,5 milhões).

Já no Sistema Sul, que compreende as minas de Paraopeba, Vargem Grande e Itabirito, a Vale produziu 22,3 milhões de toneladas do insumo siderúrgico entre julho e setembro, 0,9% a menos do que as 22,5 milhões de toneladas produzidas em iguais meses de 2017.

Assim, o sistema somou 63,1 milhões de toneladas do insumo no acumulado de janeiro até setembro deste ano. Na mesma época do ano anterior, o volume produzido foi de 66,9 milhões, o que gerou uma baixa de 4,9% entre os períodos.

Pelotas – A produção de pelotas da mineradora referente aos nove meses deste ano somou 39,4 milhões de toneladas, com aumento de 5,6% em relação aos primeiros nove meses de 2017 (37,4 milhões de toneladas). Somente no Sistema Sul foram 8 milhões, 5,1% a mais do que os 7,6 milhões da mesma época do exercício passado.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas