Economia

Produção da Vale em Minas Gerais cresce 6,3% no terceiro trimestre

As unidades mineiras responderam por 38,6% da produção total da mineradora no Brasil entre julho e setembro
Produção da Vale em Minas Gerais cresce 6,3% no terceiro trimestre
Foto: Divulgação/Vale

A Vale registrou uma produção de 36,5 milhões de toneladas de minério de ferro em Minas Gerais no terceiro trimestre deste ano. O volume produzido representa um aumento de 6,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados constam no relatório trimestral de produção e vendas divulgado pela mineradora nesta terça-feira (21).

O Sistema Sul, que abrange as operações de Vargem Grande e Paraopeba, foi responsável por produzir 13,7 milhões de toneladas, um crescimento 8,2% na comparação ano a ano. Por sua vez, o Sistema Sudeste, que compreende os complexos de Itabira, Minas Centrais e Mariana, apresentou uma alta de 5,3%, produzindo 22,7 milhões de toneladas.

As unidades mineiras responderam por 38,6% da produção total da Vale no Brasil entre julho e setembro – que somou 94,4 milhões de toneladas de minério de ferro, o equivalente a um acréscimo de 3,8% em relação ao terceiro trimestre do ano anterior. O resultado, que engloba produção própria e compras de terceiros, é o maior desde 2018.

De acordo com a mineradora, o crescimento produtivo do Sistema Sudeste foi devido ao comissionamento da quarta linha de processamento de Brucutu e o ramp-up do projeto Capanema. Os dois movimentos “compensaram parcialmente a menor produção no Complexo Itabira, impactada pelo aumento das atividades de manutenção”, aponta a Vale.

Já em relação ao Sistema Sul, a companhia afirma que o aumento foi resultado de um melhor desempenho do complexo de Vargem Grande, “devido ao ramp-up do projeto VGR1 e pela redução do tempo de parada para manutenção”.

Situado no Pará, o Sistema Norte, composto pelos complexos de Serra Norte, Serra Leste e S11D, produziu 49,7 milhões de toneladas de minério de ferro no período. Mesmo com uma produção total do sistema estável na comparação anual, as operações paraenses contribuíram para que a mineradora registrasse a maior produção em sete anos, principalmente devido a mais um recorde de produção trimestral alcançado no complexo S11D.

Produção da Vale no acumulado do ano

Ainda conforme o balanço operacional, no acumulado dos nove primeiros meses de 2025, a Vale produziu 245,6 milhões de toneladas de minério de ferro no Brasil, um aumento de 1,3% frente ao mesmo intervalo do último exercício. O resultado contempla 22,9 milhões de toneladas do mineral de compras de terceiros pela Vale, que cresceram 14,5% neste ano.

A produção em território mineiro correspondeu a 39,6% da produção total da Vale no Brasil neste ano, com um montante de 97,3 milhões de toneladas, uma leve queda de 0,6% em comparação ao mesmo período de 2024.

O volume é resultado de uma queda de 4,7% na produção do Sistema Sul ao longo do ano, com 37,4 milhões de toneladas, mais um crescimento de 2,1% na produção do Sistema Sudeste acumulada em 2025, com 59,8 milhões de toneladas.

Neste ano, a Vale espera produzir entre 325 milhões e 335 milhões de toneladas de minério de ferro. No ano passado, o volume ficou em 327,7 milhões de toneladas, o maior patamar desde 2019. Em comparação a 2023, representou um crescimento de 2%. Somente em Minas Gerais, foram produzidas 150,1 milhões de toneladas, um aumento de 1,3%.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas