Produção da Vale em Minas Gerais cai 6,3% no primeiro trimestre

A produção de minério de ferro da Vale em Minas Gerais totalizou 32,7 milhões de toneladas nos primeiros três meses deste ano, conforme balanço divulgado nesta terça-feira (15). Em relação ao mesmo período do ano passado, o volume retraiu 6,3%.
A mineradora teve números negativos tanto no Sistema Sudeste, que abrange os complexos de Itabira, Minas Centrais e Mariana, quanto no Sistema Sul, que compreende as operações de Vargem Grande e Paraopeba. No primeiro, foram produzidas 18,4 milhões de toneladas, queda de 5,9%. No segundo, o montante somou 14,3 milhões de toneladas, baixa de 6,9%.
Segundo o relatório, o volume de minério de ferro produzido no Sistema Sudeste diminuiu 1,2 milhão de toneladas devido a uma manutenção corretiva de 49 dias na planta de Cauê, que impactou a produção de Itabira. O resultado, porém, foi parcialmente compensado por um melhor desempenho em Fazendão, em virtude de melhorias implementadas na unidade de processamento ao longo de 2024, e maiores compras de terceiros.
Já no Sistema Sul, a redução produtiva de 1,1 milhão de toneladas se deu em razão, principalmente, do plano de priorizar a produção de produtos de maior margem em resposta às atuais condições de mercado, de acordo com a empresa.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Minas Gerais respondeu por 48,3% do total de minério de ferro produzido pela Vale no trimestre. Localizado no Pará, o Sistema Norte, composto pelos complexos de Serra Norte, Serra Leste e S11D, foi responsável por 51,7% (35 milhões de toneladas) da produção. Ao todo, a mineradora produziu 67,7 milhões de toneladas, decréscimo anual de 4,5%.
No Sistema Norte, o resultado também foi negativo, em 2,6%, impactado pelas restrições de licenciamento em Serra Norte, já previstas pela empresa e intensificadas pelos níveis elevados de chuva. Por outro lado, o S11D atingiu a maior produção para um primeiro trimestre, estimulado pelas iniciativas de confiabilidade dos ativos.
Projetos Capanema e VGR1 avançam
A previsão da Vale para o ano é de produzir entre 325 milhões e 335 milhões de toneladas de minério de ferro. Apesar da queda no primeiro trimestre, a empresa destacou que o comissionamento dos projetos Capanema e VGR1 progrediram, “garantindo uma maior flexibilidade operacional e aderência ao guidance de produção para 2025”.
Ambos os projetos citados ficam em Minas Gerais, começaram a ser comissionados no final de 2024, estão em fase de rump-up e visam adicionar, cada um, 15 milhões de toneladas de minério de ferro à produção anual da empresa. A capacidade máxima do de Capanema deve ser atingida no primeiro trimestre de 2026, e o de VGR1, no trimestre seguinte.
Produção de pelotas e vendas de minério de ferro
Com estimativa de alcançar entre 38 milhões e 42 milhões de toneladas neste ano, a Vale produziu, nos primeiros três meses deste ano, 7,2 milhões de toneladas de pelotas, o que representa um decréscimo de 15,2% em comparação ao mesmo intervalo do último exercício. Em Minas Gerais, o material é fabricado somente em Vargem Grande, sendo que, no período, foram produzidas 1,1 milhão de toneladas no complexo, baixa de 8,3%.
Ao contrário da queda na produção, as vendas de minério de ferro da empresa subiram 4% entre janeiro e março de 2025, ante igual época de 2024, para 66,1 milhões de toneladas.
Ouça a rádio de Minas