Projeto busca fortalecer a identidade da gastronomia de BH

Reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Cidade Criativa da Gastronomia, Belo Horizonte vai receber R$ 680 mil para investimentos em diversas ações no setor gastronômico.
Os recursos são provenientes de um convênio firmado entre a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur) e o Serviço de Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas) que prevê o lançamento do projeto ‘Ajunta Gastronômica’.
O objetivo principal do projeto é desenvolver o posicionamento, a marca e a identidade da gastronomia na Capital que, desde 2019, faz parte da Rede de Cidades Criativas e divulgação internacional.
Desde então, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) vem atuando no fortalecimento da cidade como referência de Polo Turístico Gastronômico, tornando a gastronomia local um dos principais ativos do município.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
A primeira etapa do ‘Ajunta Gastronômica’ começou na última sexta-feira (4) e seguirá até o dia 11 deste mês. Ela conta com a montagem de estandes para a participação e escuta da população.
As estruturas serão colocadas em pontos estratégicos da cidade, como Mercado Central, Feira dos Produtores, Praça da Savassi, dentre outros.
Essa fase tem como objetivo a elaboração de um diagnóstico a partir da percepção dos moradores e turistas sobre a gastronomia da capital mineira. O diretor de políticas de turismo e inovação da Belotur, Marcos Boffa, ressalta a importância de se manter alinhado com a população de Belo Horizonte para realizar uma comunicação mais efetiva e desenvolver estratégias de marketing sobre o setor de gastronomia.
Já na etapa seguinte, entre os dias 7 e 11 de agosto, está previsto a realização de rodas de conversas com importantes atores do setor, como chefs, gestores de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional, além de consultores gastronômicos.
Os profissionais de bares, restaurantes, hotéis e receptivos de turismo também participaram dessa construção do posicionamento e da identidade da gastronomia em Belo Horizonte.
Boffa revela que antes da realização dessas rodas de conversas, foi feito um rastreamento sobre a presença do tema gastronomia de Belo Horizonte nas redes sociais.
Ele reforça que o projeto deve durar cerca de seis meses e que os resultados do rastreamento deverão ser entregues durante as comemorações do aniversário de Belo Horizonte.
“Acredito que a próxima etapa seja uma apresentação do resultado dessas duas abordagens. Daí então a gente consegue avançar e chegar ao final com a construção de um projeto e também, se possível, estruturar uma instância de governança com a participação da sociedade civil para que esse processo tenha continuidade”, diz.
O presidente da Belotur, Gilberto Castro, relata que a instituição vem atuando no fortalecimento da gastronomia local e também reforçou a importância da interlocução com os atores que integram essa cadeia produtiva.
“Deste modo, identificamos no Sebrae Minas um parceiro que possui toda competência para somar esforços na busca de melhores resultados para o setor, tendo em vista a adição de uma instituição experiente, com equipe técnica ampla e capacitada”, explica.
Castro revela que o projeto ‘Ajunta Gastronomia’ tem como objetivo compreender a identidade de Belo Horizonte, visando construir um posicionamento sólido e fortalecer a cidade como um polo e destino gastronômico.
O convênio entre Belotur e Sebrae Minas também inclui a produção de pesquisas para o mapeamento das origens históricas dos mercados públicos da Capital.
Além da elaboração de um projeto para o reconhecimento de restaurantes e chefs de Belo Horizonte e no apoio à Bienal da Gastronomia da capital, evento previsto para outubro deste ano.
“Nosso objetivo é consolidar o título de Belo Horizonte como Cidade Criativa na Gastronomia, desempenhando um papel essencial para o crescimento de toda a cadeia produtiva associada ao turismo, a preservação da cultura local e o fomento aos pequenos negócios”, explica o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
Já o analista do Sebrae Minas, Renato Lana, explica que o ‘Ajunta Gastronômica’ é uma campanha para trabalhar o posicionamento da Capital como destino gastronômico. “O ‘Ajunta Gastronômica’ é uma campanha criada para fazer a construção de um conceito desse posicionamento de Belo Horizonte”, conclui.
Ele também conta que uma empresa especializada foi contratada para elaborar o place branding da gastronomia e que a expectativa é de que a marca e o posicionamento sejam lançados até março do próximo ano.
Ouça a rádio de Minas