Projeto das obras do Mineirinho está quase finalizado

A Concessionária Mineirinho SPE, que arrematou a concessão do Estádio Jornalista Felipe Drummond – mais conhecido como Mineirinho -, na região da Pampulha, no ano passado, está finalizando os projetos das intervenções que serão realizadas no ginásio. A expectativa é apresentá-los ao governo do Estado ainda neste mês e, assim que aprovados, iniciar as tão esperadas obras de modernização e ampliação no equipamento.
Os estudos serão apresentados ao corpo técnico e diretivo do consórcio no início da próxima semana e caso cumpram os requisitos, serão imediatamente encaminhados ao Executivo mineiro. Vale lembrar que o contrato prevê a cessão do ginásio por 35 anos e os investimentos neste período podem ser superiores a R$ 150 milhões e contemplam, além da revitalização e modernização do equipamento, a construção de área de restaurantes, hotel, centro comercial e espaço para eventos culturais e shows.
Apesar da expectativa e da ansiedade da população em ver o icônico cartão postal da cidade reformulado, em pleno funcionamento e com a agenda lotada, o CEO da Progen – acionista do consórcio -, Eduardo Barella, explicou que esse tipo de projeto tem uma cronologia própria e que, desde que assumiu a gestão do Mineirinho, a concessionária tem voltado os esforços não apenas para a elaboração dos projetos, mas também para os serviços de manutenção do equipamento.
“Os serviços de zeladoria, como segurança e limpeza, bem como a conservação das áreas verdes e cuidado dos mourões e muros vêm sendo realizados. Já as intervenções de infraestrutura não são tão simples, até porque estamos falando de um equipamento tombado nas três esferas: federal, estadual e municipal e esse processo requer autorização. Aproveitamos esses primeiros meses para estabelecer novos processos operacionais e conhecer de perto o funcionamento, de maneira a também conduzir melhor os próximos passos”, detalhou.

Mineirinho recebeu partida do campeão mundial Rafael Nadal
Já como um marco e, porque não, um teste, em novembro do ano passado, o ginásio recebeu seu primeiro grande evento sob a nova gestão. Uma partida entre o espanhol Rafael Nadal e o norueguês Casper Ruud, parte da turnê de Nadal pela América do Sul. No Brasil, apenas a capital mineira entrou na agenda deste que é um dos maiores campeões mundiais da modalidade. Cerca de 10 mil pessoas compraram ingressos para vê-lo jogar.
E, embora o exterior do Mineirinho não tenha recebido grandes intervenções para o evento, o interior do estádio chegou a ser revitalizado para a partida. A quadra recebeu novo revestimento no piso, a arquibancada novas cadeiras e os banheiros também passaram por reformas.
“Foi uma estrutura temporária, mas que já nos deu condições de avaliar possíveis caminhos. Quanto à expansão da capacidade do ginásio, por exemplo, identificamos que será necessário levar em conta a questão da acessibilidade. Mas quanto maior a capacidade, mais interessante para o consórcio, porque aumenta a possibilidade de grandes eventos”, admitiu.
É que quando da assinatura do contrato, a concessionária havia falado sobre um estudo para um potencial aumento de capacidade de público em 25% ou 3 mil lugares. Outra característica que agradou aos belo-horizontinos na ocasião foi o anúncio que o estádio passará a contar com área de restaurantes, hotel, centro comercial e espaço para eventos culturais e shows.
Questionado sobre a permanência ou não dos projetos, Barella afirmou que o escopo seguirá o tripé de fluxo de pessoas, tempo de permanência e taxa de ocupação. Por isso, é importante que esses diferenciais sejam mantidos.
“Queremos que o Mineirinho seja um local de destino e não apenas de passagem. Antes, as pessoas passavam para os eventos e não permaneciam, por falta de atrativos. Queremos oferecer oferta cotidiana, de segunda a segunda. E a presença de hotel, restaurantes e lojas amplia o papel do estádio neste cenário”, justificou.
A tradicional Feira do Mineirinho, obviamente, também será contemplada. Ainda em pleno funcionamento, receberá um novo ambiente para as exposições. Neste primeiro momento e já nas próximas semanas, terá as barraquinhas transferidas para um local temporário. Mais a frente, quando das adequações oficiais, funcionará junto das demais áreas de conveniência, que serão distribuídas de acordo com os níveis do estádio.
Ouça a rádio de Minas