Complexo viário em Nova Lima é reprovado pelo IEF

As obras viárias em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), localizadas no limite com a capital mineira e que têm como objetivo resolver os engarrafamentos na região, devem demorar para serem iniciadas. O motivo é que o Instituto Estadual de Florestas (IEF) rejeitou o projeto da Prefeitura de Nova Lima, que compreende a implantação de um viaduto em formato de ferradura, para a ligação da MG-030 à BR 356, no sentido Rio de Janeiro, com a implantação de uma faixa adicional na BR-356.
Em nota, o instituto informou que a Prefeitura Municipal de Nova Lima solicitou o desarquivamento do processo de intervenção em março deste ano. Entretanto, a solicitação foi indeferida com base na Lei Estadual nº 18.042/2009, uma vez que o projeto apresentava intervenções na área interna da Estação Ecológica do Cercadinho.
“Dessa forma, a Prefeitura de Nova Lima foi orientada a apresentar novo processo, contendo as coordenadas das intervenções que planeja realizar para implantação da alça viária, para que o IEF possa verificar a interferência na unidade de conservação”, diz o instituto em trecho da nota. E acrescentou que, até o momento, o Instituto Estadual de Florestas não recebeu formalização de novo processo.
Também por meio de nota, a Prefeitura de Nova Lima informa que está “em andamento a adequação do projeto para a implantação da obra da Ferradura, especialmente no que tange à compatibilidade das coordenadas das intervenções para a implantação da alça viária”, conforme solicitado pelo órgão estadual.
O Executivo municipal ressalta que, inicialmente, o entendimento era de que a área desafetada na Estação Ecológica do Cercadinho, com base em um projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, já contemplava toda a área necessária para as obras. No entanto, após reuniões técnicas de trabalho, o IEF identificou a necessidade de realizar ajustes adicionais.
“Continuamos empenhados e dando total prioridade para agilizar os processos o mais breve possível. Uma vez iniciada, a estimativa é de cerca de 12 meses para a execução da obra, que terá um valor total de R$ 60 milhões”, diz a prefeitura em trecho da nota.
Parceria para obras entre prefeituras de Nova Lima e Belo Horizonte
Foi em março deste ano que as prefeituras de Belo Horizonte e Nova Lima anunciaram a realização de um complexo de obras viárias no limite dos dois municípios para resolver os problemas de trânsito na região. Juntas, as duas cidades investirão R$ 200 milhões, conforme divulgado pelo Diário do Comércio.
Na ocasião, a previsão era que as obras do projeto que contempla a implantação do viaduto em formato de ferradura fossem iniciadas em 90 dias, ou seja, poderiam acontecer ainda no primeiro semestre deste ano. Com a reprovação do projeto pelo IEF, o início das intervenções será postergado.
Outra obra de responsabilidade do município de Nova Lima é o alargamento da alça de ligação da BR-356 com a MG-030, no sentido Nova Lima, além da adequação da largura do vão do pontilhão da linha férrea. Esta será a última intervenção a ser iniciada.
No total, a parceria entre os dois municípios contempla quatro obras de intervenção nas imediações do BH Shopping com previsão de serem concluídas em dois anos e meio. Duas obras serão de responsabilidade da Prefeitura de Belo Horizonte e duas pela administração de Nova Lima.
Ouça a rádio de Minas