Proposta preliminar do Move Amazonas é apresentada em reunião do Comurb em BH

A proposta preliminar do projeto Move BH Amazonas foi apresentada em reunião extraordinária do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana (Comurb), nesta quinta-feira (25). O encontro foi realizado virtualmente e aberto ao público pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMUR).
A iniciativa, que integra o Programa de Mobilidade e Inclusão Urbana da PBH, visa reestruturar o transporte público coletivo no Vetor Oeste da capital mineira e em áreas da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), com foco principal na avenida Amazonas. O novo sistema está previsto para entrar em operação em 2030.
Durante a reunião, os conselheiros do Comurb ouviram sugestões e apontamentos para o aprimoramento do projeto. Segundo o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Guilherme Willer, a participação da sociedade civil organizada é fundamental. “A participação dos conselheiros nas discussões sobre o BRT contribuirá para a elaboração do projeto”, destacou.
Move Amazonas integra mais de 30 quilômetros de vias
O Move Amazonas prevê um sistema viário mais eficiente e sustentável com a implantação de infraestrutura exclusiva para o transporte coletivo. Serão requalificados 39,7 quilômetros de vias, incluindo 8,64 quilômetros das avenidas Amazonas e Olegário Maciel, com solução em Bus Rapid Transit (BRT).
Além disso, o projeto contempla 31 quilômetros de vias de acesso às regiões de captação de viagens, especialmente nos bairros da região do Barreiro e em áreas de Contagem, incluindo o Distrito Industrial.
Parte dessas vias (8,65 quilômetros) será dedicada aos chamados “Bolsões de Caminhabilidade”, com foco em melhorar o deslocamento de pedestres.
Estudos e estrutura
A proposta já passou por etapas de apresentação e discussão, como a reunião ordinária da Comissão Regional de Transportes e Trânsito (CRTT) e 20ª Reunião do Observatório da Mobilidade de Belo Horizonte.
O Move Amazonas faz parte do primeiro componente do Programa de Mobilidade e Inclusão Urbana, que inclui:
- estudos técnicos e simulações;
- projetos executivos;
- gerenciamento de obras;
- estações de transferência no canteiro central;
- canteiros centrais permeáveis;
- requalificação de calçadas;
- implantação de paisagismo e plantio de árvores;
- reconstrução do pavimento;
- faixas exclusivas de ônibus em vias do Barreiro e de Contagem
Os estudos e projetos executivos seguem em andamento, com previsão de conclusão de etapas preparatórias até a implantação completa do sistema em 2030.
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