Economia

Dia dos Pais aumenta movimentação nos shoppings e expectativa e de mais crescimento a partir de sexta-feira

Auge de fluxo de pessoas e de vendas está previsto para este sábado (9); pagamento de salários e benefícios no quinto dia útil do mês anima lojistas
Dia dos Pais aumenta movimentação nos shoppings e expectativa e de mais crescimento a partir de sexta-feira
Shopping Del Rey, por exemplo, investiu em ações promocionais nos ambientes físico e on-line e oferta de estacionamento gratuito | Foto: Divulgação Shopping Del Rey

O pagamento de salários e benefícios no quinto dia útil aliado à aproximação do Dia dos Pais está ajudando a movimentar os shoppings da Capital e de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A expectativa é que o fluxo de pessoas e as vendas cresçam ainda mais a partir desta sexta-feira (8), com auge previsto para sábado. E para incentivar a comercialização voltada para a data, os centros de compra apostam em campanhas que incluem brindes (compre e ganhe) e sorteios, como o de carros e prêmios em dinheiro.

A gerente de marketing do Shopping Cidade, Thâmara Zaia, conta que, desde quarta-feira (6), o movimento aumentou no centro de compras, localizado no hipercentro da Capital. “Um indicativo foi a troca do brinde na nossa promoção compre e ganhe, que teve um crescimento acima do esperado”, conta.

Para agosto, a previsão é de incremento de 20% no fluxo de pessoas no mall na comparação com igual período de 2024. E as vendas, impulsionadas pelo Dia dos Pais, devem ter alta na casa dos 15%. “Agosto começou bem, a nossa expectativa é que o resultado do segundo semestre seja melhor que o do primeiro”, diz.

A gerente de marketing do Minas Shopping, Ana Paula Alkmim, diz que o movimento melhorou nesta semana, com expectativa de intensificação durante o fim de semana. A perspectiva do centro de compras situado na região Nordeste de Belo Horizonte é de crescimento de 5% a 10% com o Dia dos Pais frente ao mesmo período do ano passado. Até o domingo, com R$ 400 em compras, os clientes do Minas Shopping ganharão um kit L’occitane.

No Big Shopping, em Contagem, o fluxo de pessoas foi avaliado de forma positiva pelo superintendente do centro de compras, Alexandre Botelho. “A movimentação está boa. O fluxo está 9,5% superior ao da última semana”, conta. Para ele, o fluxo de clientes deve ser mais intenso até domingo, com destaque para sábado, com expectativa de receber mais de 40 mil pessoas no shopping.

“Nesta data sempre realizamos um grande saldão, o Big Saldão do Pais, que começou no dia 5 e vai até 10 de agosto, com as lojas oferecendo descontos de até 70%. Nossa expectativa é manter o aumento de 7% nas vendas, como vem acontecendo até junho de 2025”, diz. Botelho ressalta que o tíquete médio esperado é de R$ 370.

Também em Contagem, o ItaúPower Shopping, está com movimento dentro do esperado, segundo a gerente de marketing do mall, Renata Costa. A expectativa é de um crescimento mais intenso durante o fim de semana, com auge previsto para sábado. A perspectiva do centro de compras é de crescimento de 3% no fluxo de pessoas e de 4,5% em vendas na comparação com o resultado de 2024. O tíquete médio está em R$ 727 nos primeiros dias de campanha voltada para o Dia dos Pais.

Datas comemorativas ajudam a intensificar o movimento nos malls

A gerente de marketing do Boulevard Shopping, Nadinne Matos, destaca que as datas comemorativas são épocas de maior movimentação no centro de compras situado na região leste de Belo Horizonte. “Vamos sortear adegas climatizadas e os clientes também podem participar na modalidade compre e ganhe e levar pra casa um vinho chileno exclusivo”, conta.

A gerente de marketing do shopping Del Rey, Kátia Andrade, também ressalta a importância das datas comemorativas na intensificação do fluxo de clientes e frisa que o mall, situado na região Nordeste da Capital, investiu em ações promocionais, nos ambientes físicos e on-line, como o “Compre e Ganhe”, que presenteia o cliente com um vinho chileno, além da oferta de estacionamento gratuito.

No BH Shopping, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, a campanha voltada para a data vai até o dia 31 de agosto e contempla a troca por brinde (bolsa térmica Calvin Klein) para clientes que acumularem R$ 800 em compras nas lojas participantes. A campanha inclui também o sorteio de uma RAM Rampage Big Horn zero quilômetro.

No País, as vendas nos shoppings devem crescer 2,2% no Dia dos Pais em relação ao mesmo período de 2024, alcançando cerca de R$ 4,3 bilhões, segundo Pesquisa de Expectativas para o Dia dos Pais, realizada pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). De acordo com o levantamento, 78% dos shoppings ouvidos esperam aumento nas vendas.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas