Economia

Arteris disputará leilão da concessão da rodovia Fernão Dias contra três concorrentes

Certame, que trata de otimização contratual da concessão, está marcado para dia 11 de dezembro; informação sobre número de interessados foi confirmada pelo diretor-geral da ANTT
Arteris disputará leilão da concessão da rodovia Fernão Dias contra três concorrentes
Atual concessionária, Arteris Fernão Dias terá que disputar permanência no controle da concessão, que administra desde 2008 | Foto: Reprodução Site Arteris

Ao menos quatro grupos estão interessados no leilão da concessão da rodovia Fernão Dias, trecho da BR-381 entre Belo Horizonte e São Paulo, marcado para 11 de dezembro deste ano. A atual concessionária, a Arteris Fernão Dias, deverá disputar o certame da otimização contratual da concessão com mais três concorrentes, revelou o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Sampaio.

A nova administração do segmento, com cerca de 569 quilômetros (km), prevê investimentos de R$ 15,3 bilhões. A empresa vencedora do certame deverá investir cerca de R$ 9,5 bilhões em obras e R$ 5,4 bilhões em serviços operacionais durante 15 anos. Caso se realize a previsão do diretor da ANTT, esta será a primeira otimização contratual da agência disputada por outros players do que apenas a atual operadora.

Sampaio revelou que o leilão da Fernão Dias terá forte concorrência durante o evento “Infraestrutura em movimento: desafios para transformar o Brasil”, realizado esta semana pela MoveInfra, associação que reúne seis dos principais grupos do setor de infraestrutura no País, entre eles, a Motiva (ex-CCR) e a EcoRodovias.

“Isso nós já vamos denotar que no leilão que vamos realizar no dia 11 de dezembro, que é da Fernão Dias, que liga Belo Horizonte até São Paulo, teremos pelo menos três competidores. Considerando o atual player (Arteris), mais três competidores”, disse Sampaio.

A Arteris terá que disputar a permanência no controle da concessão, que administra desde 2008, e pode ser substituída caso não apresente a melhor proposta. O critério para o leilão será o menor valor da tarifa de pedágio, com garantia do cumprimento dos compromissos do contrato de concessão. Caso a Arteris não vença o certame, ela deverá ser indenizada em R$ 295 milhões pela vencedora do leilão e nova controladora da concessão.

O diretor da ANTT destacou que as adequações do acordo de otimização com a Arteris não são mais válidas para uma renovação da concessão, já que a empresa terá que apresentar uma proposta mais vantajosa no leilão para permanecer no controle. “Se, por ventura, tenham outros players que apresentem um range (faixa de preço) maior que 5% de diferença (no pedágio), ela (Arteris) automaticamente está fora do processo competitivo”, explicou.

O processo da nova concessão da Fernão Dias acontece no âmbito do programa de otimização contratual de concessões rodoviárias do Ministério dos Transportes. No início deste ano, a pasta e a ANTT fecharam um acordo com a Arteris pela repactuação contratual da rodovia, via Secretaria de Controle Externo de Solução Consensual e Prevenção de Conflitos (Secex Consenso), do Tribunal de Contas da União (TCU).

Na avaliação do ministério, a otimização contratual da Fernão Dias corrige distorções da antiga concessão. A rodovia teve o programa de obras praticamente todo executado pela Arteris, mas o contrato não previa regras claras sobre ampliação de capacidade e outras melhorias, em caso de aumento do volume de tráfego ao longo dos anos. A pasta do governo federal chegou a estudar uma extensão contratual com a atual concessionária.

O caso da Fernão Dias foi o 16º acordo de solução consensual homologado pelo TCU e o primeiro do setor em que houve concordância de todos os integrantes da negociação – ANTT, Ministério dos Transportes, concessionária e áreas técnicas da Corte de Contas.

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