Economia

Clínica de saúde e estética masculina Homenz expande atuação em Minas com mais dez unidades

A empresa espera atingir a marca de 500 clinicas em todo Brasil nos próximos três anos
Clínica de saúde e estética masculina Homenz expande atuação em Minas com mais dez unidades
Foto: Divulgação Homenz

A rede mineira de clínicas especializada em saúde e estética masculina Homenz possui 14 unidades em Minas Gerais e outras dez em implantação. Essas operações fazem parte do plano de expansão da empresa, que planeja alcançar 500 unidades em todo Brasil nos próximos três anos, sendo 120 no Estado.

De acordo com o CEO da Homenz, Luis Fernando Carvalho, a empresa conta com cerca de 70 clínicas em funcionamento, distribuídas por 19 estados brasileiros e no Distrito Federal, além de outras 50 unidades em fase de implantação e mais 30 projetos de novas franquias em standby.

Carvalho explica que a expansão em Minas deverá ocorrer, principalmente, em cidades do interior. No entanto, ele ressalta que Belo Horizonte é uma das principais cidades no radar da empresa, para a abertura de novas franquias. De modo geral, a empresa espera estar presente em todos os municípios do Estado com 100 mil habitantes ou mais.

Em 2024, a marca registrou um faturamento de R$ 100 milhões. O empresário relata que o crescimento do ano passado superou as expectativas e que, para este ano, o planejamento é manter o mesmo desempenho ou até um crescimento de 20% no período.

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“Para este ano, nós esperamos uma expansão mais consciente, com uma meta de cerca de R$ 120 milhões de faturamento ou os mesmos R$ 100 milhões do ano passado”, diz.

Rede de clinicas Homenz.
Foto: Divulgação Homenz

Atualmente, a Homenz concentra grande parte de suas operações no estado de São Paulo, por ter a maior cidade e a maior população do País. O CEO da rede de clínicas pontua que São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina se destacam como os mercados mais importantes para a marca atualmente.

O dirigente pontua que a expansão internacional da Homenz também é algo que está no radar da rede de franquias. O objetivo é levar o modelo de negócio da marca para outros países e se tornar uma referência global no segmento de estética masculina.

Segundo pesquisa da Kantar, que analisa mercado e mídia na América Latina, o segmento de autocuidado masculino cresceu 39% no Brasil em 2024. O levantamento aponta que tratamentos faciais já respondem por 17% da demanda masculina, um crescimento de três pontos percentuais em apenas um ano. A depilação facial atingiu 7%, e o uso de botox foi registrado por 2% dos homens entre 35 e 44 anos.

O CEO da rede de clínicas lembra que quando criou a empresa, havia percebido uma lacuna no mercado de saúde e estética. “Os homens também procuravam tratamentos, mas não se sentiam representados nos centros tradicionais. A proposta de criar um espaço pensado para esse público nasceu dessa percepção”, afirma.

Franquias da Homenz

Rede de clinicas Homenz.
Foto: Divulgação Homenz

O CEO da Homenz explica que a empresa busca franqueados com perfil de liderança que tenha a ambição para ampliar a rede de clinicas na região em que atua.

Não é necessário ter experiência na área, já que a empresa oferece capacitação para atuar nesse segmento, a não ser no caso das franquias que pretendem realizar transplantes, precisando ter experiência como médico.

Quanto aos fatores analisados para a escolha da localização, ele ressalta que, além da população, a rede também avalia a proporção de homens e mulheres que vivem na região, renda média das pessoas, potencial da cidade e a localização de pontos estratégicos. “Existem vários indicadores que nós olhamos antes de abrir uma unidade”, completa.

O investimento necessário para abrir uma clínica da marca é a partir de R$ 250 mil. O faturamento médio dessas operações é de R$ 100 mil por mês, com uma margem de lucro de 40%. Já o tempo médio de retorno do investimento é de 15 meses. No entanto, esses valores dependerá do desempenho de cada franquia.

Carvalho pontua que a empresa atua em um mercado com poucos concorrentes, o que permite que as unidades apresentem, na maioria das vezes, bons resultados. “Se o franqueado montar uma unidade dentro no ponto estratégico que nós direcionamos, fazer boas parcerias, um bom marketing e ter um bom time, eu tenho certeza que os resultados dele serão excelentes”, garante.

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