Reforma do Aeroporto do Vale do Aço será iniciada

As obras do Aeroporto Regional do Vale do Aço, conhecido também como Aeroporto de Ipatinga, terão início no próximo dia 8 de abril. A informação foi confirmada ao DIÁRIO DO COMÉRCIO pelo secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato. As reformas foram postergadas para este ano por conta das eleições municipais de 2020 e do período chuvoso.
Ao todo, serão investidos R$ 13,2 milhões, com recursos repassados pela União por meio da Secretaria de Aviação Civil (SAC). As perspectivas são de que o serviço seja finalizado em 120 dias. As intervenções envolvem desde a restauração do pavimento da pista de pouso e decolagem até novas sinalizações.
O Aeroporto Regional do Vale do Aço recebe cerca de 113 mil passageiros anualmente, mas está paralisado há cerca de um ano. Marcato destaca que com a reforma que será realizada no local já será possível retomar os voos. “Estamos muito felizes com a retomada. A abertura do aeroporto irá beneficiar as empresas da região e atrair investimentos”, diz ele.
Ainda segundo o secretário, a ideia é, posteriormente, captar mais recursos junto ao governo federal para melhorias da infraestrutura do local.
A deputada estadual Rosângela Reis (Podemos-MG) também destacou a importância do início das obras, conforme material enviado para a imprensa.
“Nesses 120 dias acompanharemos as obras e aguardamos que os voos sejam retomados. Queremos que os voos sejam retomados o mais breve possível, pois a região perdeu muitos negócios e oportunidades justamente pela falta da pista de voo. Temos que lutar não só pela reforma, mas pela expansão do aeroporto, com a construção de hangares, lojas e toda a estrutura necessária”, disse ela.
A deputada também ressaltou a importância do aeroporto para a economia da região. “A nossa esperança é que nós possamos ver em breve esse aeroporto funcionando”, salienta ela.
Presidente da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi), Cláudio Zambaldi afirma que as expectativas são grandes em relação ao retorno dos voos no Aeroporto Regional do Vale do Aço.
“A gente vê com grandes perspectivas. O não funcionamento é uma porta fechada para a economia. A região tem sofrido muito, inclusive o setor de hotelaria. É importante receber pessoas para fazer negócios. Esse é um momento que foi bastante aguardado, um respiro”, salienta ele.
A reabertura do Aeroporto Regional do Vale do Aço vai ajudar as empresas da região a lidarem, inclusive, com os reflexos da pandemia da Covid-19, diz Zambaldi, quando a população estiver vacinada.
“Quando a maior parte da população estiver vacinada, vamos precisar de todos os canais disponíveis. Será um recomeço, e com o funcionamento do aeroporto poderemos ter uma retomada mais rápida da economia”, diz ele.
Ouça a rádio de Minas