Renovação antecipada da FCA deverá garantir obras em 11 passagens em nível de Betim

Com a renovação antecipada da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), o município de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), receberá obras de arte especiais, como trincheiras e viadutos, nas passagens em nível da malha que cortam a cidade e contam com maior adensamento populacional.
Ao todo, deverão ser realizadas intervenções em 11 das 23 passagens em nível nos 17 quilômetros (km) da parte betinense da linha férrea. Entre as 11, uma delas será a passagem que fica no centro da cidade.
O secretário municipal de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Betim, Vladimir Macedo, explica que foi criado um comitê de Executivo Municipal com a VLI para debater as intervenções.
“Tudo tem a ver com essa renovação, com esse trabalho que a VLI já vem fazendo. Por isso, a necessidade de reforçar o trabalho da prefeitura e da VLI nesse comitê para discutir toda essa pauta, desde a segurança nas passagens em nível, mas principalmente a execução dessas obras, que vai sedimentar essa situação de segurança na cidade”, disse.
A previsão da prefeitura betinense é que, com o andamento da prorrogação da concessão, os projetos das obras já possam ser finalizados no próximo ano.
“Isso já está pacificado e já existe trabalho nesse sentido. Projetos já estão sendo elaborados, tanto aqui quanto na apresentação junto a Brasília, nas 11 passagens em nível mais adensadas na cidade”, destacou o secretário.
As passagens em nível da FCA em Betim fazem parte de um tema sensível para a segurança viária da cidade.
Segundo a VLI, de janeiro a agosto deste ano, foram registradas 30 mil casos de evasão da cancela nas passagens em nível da ferrovia na RMBH, sendo 26 mil somente em Betim.
A evasão acontece quando motoristas, ciclistas e pedestres atravessam a linha férrea quando não é permitido, ou seja, quando a cancela bloqueia a via para a passagem do trem.
Até por isso, a VLI promoveu neste ano mais de 1,1 mil campanhas de conscientização em diversos municípios cortados pela FCA. Na quinta-feira (18), em Betim, foi realizado um simulado de segurança ferroviária em parceria com a prefeitura e outros parceiros públicos.
A ação retratou um acidente entre um trem e um carro com dois ocupantes que ficou preso na linha férrea. O objetivo foi demonstrar a resposta da empresa em situações de emergência, com atendimento inicial aos feridos e a contenção de um vazamento de combustível.
O exercício serviu como um alerta à população local e de preparo para a coordenação ds equipes da VLI e de outros órgãos.
Além da questão de segurança, Macedo espera que, em um futuro próximo, o transporte de passageiros possa ser colocado em pauta em um comitê ainda maior, com a abrangência de outros municípios da RMBH cortados pela Ferrovia Centro-Atlântica.
“No momento certo, quando abrirem essas portas para as discussões, não somente nós, como Sabará, Santa Luzia, Contagem, que é por onde passa a rede (da FCA), vão ser necessariamente convidados para esse comitê, e aí as coisas fluem. Acho que é importante pontuar isso”, finalizou Macedo.
Ouça a rádio de Minas