Economia

Frota do transporte público metropolitano começa a ser renovada

A expectativa é de adquirir 850 veículos até o final de 2025 e, assim, renovar 33% da frota total na região
Frota do transporte público metropolitano começa a ser renovada
Foto: Cristiano Machado / Imprensa MG

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram), em parceria com o governo de Minas Gerais, acaba de entregar os primeiros 66 novos ônibus para a renovação da frota do sistema de transporte público da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A expectativa é atingir a marca de 850 veículos até o final de 2025, renovando 33% da frota total.

A entrega foi realizada durante uma cerimônia no Terminal São Benedito, em Santa Luzia, que contou com a presença do governador Romeu Zema (Novo) e do presidente do Sintram, Rubens Lessa.

Neste primeiro lote, a maioria dos veículos (38 ônibus) serão direcionados para a região de Santa Luzia, Ribeirão das Neves, Taquaraçu de Minas e Jaboticatubas. Outros 17 ônibus deverão ser entregues para as linhas que atendem às regiões de Mateus Leme, Azurita, Juatuba e Betim e 11 veículos seguirão para a região de Contagem.

De acordo com o sindicato que representa as empresas de transporte de passageiros da região, os critérios para a alocação dos ônibus novos foram estabelecidos em comum acordo com os consórcios e a própria Seinfra. O acordo buscou respeitar a proporção entre as sete redes integradas de transporte que compõem o sistema metropolitano, que conta com 640 linhas de ônibus.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Novos ônibus para o sistema de transporte público da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Foto: Cristiano Machado / Imprensa MG

Durante o evento, Lessa celebrou a entrega dos primeiros veículos e afirmou que o sindicato sempre buscou colocar o usuário no centro das ações, principalmente, durante os primeiros estudos para viabilizar o acordo.

“Junto ao governo de Minas e entidades competentes foi possível iniciar as entregas de maneira rápida e seguiremos assim, sempre com o objetivo de promover melhorias para quem usa o transporte todos os dias. Essa renovação é um passo essencial de preparação do setor para o futuro”, declarou.

Já Zema destacou a qualidade dos novos veículos adquiridos e também o trabalho realizado pelos demais órgãos envolvidos na renovação da frota para o transporte metropolitano.

“São veículos mais confortáveis, ágeis e seguros que vão propiciar uma melhora no transporte coletivo da região metropolitana. Por isso, eu quero agradecer ao empenho de todos os órgãos que fizeram parte dessa entrega”, afirmou o governador.

Além dos ônibus que já foram entregues nesta semana, são esperadas novas entregas nas próximas semanas, fechando 2024 com a expectativa de 100 novos ônibus em circulação na RMBH.

Os próximos lotes serão divulgados gradativamente ao longo dos próximos meses. Vale ressaltar que a distribuição leva em consideração a idade dos veículos que serão substituídos, além da quantidade de reclamações dos usuários e o volume de passageiros transportados.

Com essa iniciativa, a expectativa é de reduzir a idade média da frota de 2,4 mil ônibus, passando dos atuais 11 anos para seis anos até o final de 2025.

Acordo entre empresas do transporte metropolitano e Governo de Minas

A iniciativa faz parte de um acordo firmado entre o governo do Estado e as empresas que operam no sistema de transporte metropolitano, que determina o repasse de R$ 382 milhões para a aquisição de 600 ônibus.

O montante será destinado a título de indenização para reequilibrar os contratos de transporte coletivo em função dos impactos causados pela pandemia. Os demais veículos serão adquiridos com recursos das próprias concessionárias que operam o transporte público da região.

O acordo também contou com o apoio do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e foi intermediado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG) e da Advocacia-Geral do Estado de Minas Gerais (AGE-MG), junto ao Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG).

Novos ônibus para o sistema de transporte público da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Foto: Filipe Natanael / Digital MG

Novos modelos de ônibus para o transporte público metropolitano

Os novos ônibus que estão sendo adquiridos utilizam carrocerias das marcas Caio, Marcopolo e Mascarello e são equipados com chassis Mercedes Benz e Volkswagen. Esses veículos são do modelo Padrão Euro 6, reconhecidos por serem 75% menos poluentes que os demais.

De acordo com o sindicato, essa tecnologia reduz significativamente a emissão de gases nocivos, como óxidos de nitrogênio e partículas finas, proporcionando um ar mais limpo e saudável nas áreas urbanas. O modelo Euro 6 também garante maior eficiência no consumo de combustível, reduzindo o impacto ambiental e operando de forma mais sustentável.

“A adoção de ônibus menos poluentes reforça o compromisso e o olhar atento do Sintram com a sustentabilidade. É uma evolução que precisamos seguir”, afirmou Lessa.

Quanto à eletrificação da frota, o presidente do Sintram pontua que tanto o sindicato quanto os demais órgãos competentes estão sempre estudando novos projetos de transporte que possam trazer benefícios à população.

“A utilização de veículos elétricos nas rotas metropolitanas da RMBH ainda precisa passar por mais análises minuciosas de viabilidade e custos para chegar a uma dinâmica de uso que seja realmente efetiva”, avaliou.

O destino dos ônibus que serão substituídos será definido após análises operacionais realizadas por cada empresa operadora proprietária do veículo. No entanto, grande parte deverá ficar disponível para venda, tanto para empresas de fretamento quanto para demais compradores, incluindo pessoas físicas.

Ônibus do sistema metropolitano de Belo Horizonte.
Foto: Alisson J. Silva / Arquivo / Diário do Comércio

(Com informações da Agência Minas)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas