Economia

Reparação automotiva em Minas Gerais deve crescer 20% com a chegada das férias

Estimativa é do presidente do Sindirepa-MG, Alexandre Mol, para mês de julho; um dos principais entraves do setor é a falta de mão de obra
Reparação automotiva em Minas Gerais deve crescer 20% com a chegada das férias
Oficinas mecânicas já preveem aumento no movimento devido às férias de julho | Crédito: Reprodução Adobestock

Com a aproximação das férias de julho, o setor de reparação automotiva em Minas Gerais deverá ter um incremento de até 20% na demanda. A procura pelos serviços em oficinas é constante e, com a proximidade desse período, as pessoas lembram de fazer revisão, o que deveria ser uma ação preventiva e não corretiva. É a avaliação do presidente do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos do Estado de Minas Gerais (Sindirepa-MG), Alexandre Mol.

De acordo com o dirigente, ainda não existe uma expectativa fechada para 2024, mas segundo sua observação, o setor vem mantendo o mesmo ritmo de 2023, onde a demanda não aumentou, mas também não diminuiu. “Estamos vindo em um ritmo constante, com bastante demanda, inclusive por termos uma frota muito grande. Aqui em Minas Gerais, acredito em um crescimento que poderá ser da ordem de 3% em 2024. O ano está positivo para o setor pois, além do número de veículos, Belo Horizonte é uma cidade extensa, onde todos dependem do transporte, seja para trabalho ou lazer e, isso constantemente gera bastante serviço”, salientou.

Quanto mais veículos transitando nas ruas do Estado, mais serviços o setor de reparação encontra pela frente, independente de ser carro novo, seminovo ou mais velho. “As pessoas vivem trocando os carros, que passam para outras mãos e, com isso, a manutenção, em muitos casos, sai da concessionária e passa para as oficinas multimarcas. Quanto maior a frota, mais serviço para todas as faixas de empresas, sejam elas as que atendem concessionárias, carros em garantia, oficinas especializadas e, inclusive, oficinas de carros mais antigos. Nesse contexto, o volume aumenta para todos”, destacou.

Entretanto, Mol destacou que um dos principais entraves para o setor ainda é a falta de mão de obra. “Como vários outros setores, a dificuldade em conseguir mão de obra é enorme. Temos constantemente visto essa falta de profissionais em setores específicos, como é o caso de reparação em ar condicionado e retífica”, enumerou ele.

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O fornecimento de peças, que foi um problema durante a pandemia, já foi normalizado, de acordo com o dirigente. “Trabalho com reparação automotiva há mais de 40 anos e sempre tem alguma peça específica que está faltando no mercado. Seja por erro do fabricante que subestimou ao atender a montadora ou que fez uma venda muito maior, e acaba faltando para o after market. Então, isso é normal acontecer. Esteve muito pior na época da pandemia, pois desorganizou e descobrimos que algumas coisas só a China tinha. Agora, já normalizou e voltamos ao patamar pré-pandemia”, reforçou.

Reparação em Minas Gerais nas férias já cria expectativas para o setor

Para o gerente de vendas da Diferencial Car Centro Automotivo, Ronnie Peterson, com a chegada das férias de julho, a procura pelos serviços de reparação, pelo ritmo que a empresa vem seguindo desde o começo do ano, existe a perspectiva de que será um bom mês. “Pelo tempo que trabalho aqui eu nunca fui surpreendido por uma baixa, mesmo no período de pandemia quando tivemos alguns problemas com os clientes ficando ‘em casa’. Os clientes que temos são clientes bem fiéis e, com certeza, esperamos bons negócios neste mês de julho. E como no ano de 2024 estamos vivendo uma fase positiva, de janeiro para cá é só crescimento”, observou.

Um dos aspectos pontuados por ele é que, em relação ao fornecimento de peças, a oficina atua junto a vários fornecedores, então a empresa não sente impactos com relação a atrasos ou demoras na prestação do serviço. “A peça que está em falta em um fornecedor acabo conseguindo com outro. Então, o que está influenciando o desempenho, que eu considero positivo, é o foco no bom atendimento e na qualidade de serviços prestados”, avaliou.

Outro ponto destacado pelo gerente é que, quando há pouca rotatividade de funcionários em uma oficina mecânica, é mais fácil as pessoas terem mais confiança. “Passamos a prestar serviço mais preciso e aí, automaticamente, temos mais retornos de clientes. Um bom atendimento e um bom serviço prestado vai influenciar no retorno de pessoas, seja para novas manutenções, ou indicações pelos clientes que já confiam no serviço que é prestado pela empresa”, destacou o gerente.

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