Serra da Canastra terá resort de R$ 1,2 bilhão com clubes, condomínios residenciais e parques temáticos

A cidade de Cássia, no Sul de Minas Gerais, receberá um dos maiores empreendimentos de turismo da região, com aporte de R$ 1,2 bilhão. Com lançamento previsto para 23 de maio, o projeto Canastra Eko Resort integrará hotelaria, clubes, condomínios residenciais, parques temáticos e unidades de hospedagem voltadas à locação por temporada.
O megaempreendimento surge para atender a elevada demanda turística da cidade, que está localizada a poucos quilômetros da Serra da Canastra, onde está um dos mais importantes parques nacionais brasileiros. Desde 2022, o município também abriga o maior santuário do mundo dedicado a Santa Rita de Cássia, o que alavancou ainda mais a atração de visitantes nos últimos anos.
De acordo com o prefeito de Cássia, Donizete Vilela (Cidadania), a chegada do santuário foi um marco para a história da cidade, que hoje recebe entre 8 e 10 mil pessoas por fim de semana, apenas motivadas pelo turismo da fé. “Observamos que os empresários, que antes investiam mais nos municípios vizinhos, despertaram para a nossa cidade. Ainda contamos com poucos hotéis e restaurantes e o empreendimento, certamente, surge para atender este gargalo”, diz.
Hotel em formato de navio, beach club e condomínio de chalés estão entre atrativos do empreendimento
Ao todo, serão seis produtos reunidos no empreendimento, distribuídos em 108 mil metros quadrados (m²) de áreas em comum, além de praia com mais de 1 quilômetro de extensão. Dentre os projetos, o destaque vai para o Eko Hotel, que terá 700 apartamentos multipropriedade em formato de navio, realizado em parceria com o grupo Guarany de Caldas Novas (GO).
Também voltados para moradia, o Eko Residence contará com condomínio de terrenos a partir de 400 metros quadrados, enquanto o Eko Riviera concentrará apartamentos de luxo distribuídos em oito torres com vista para a Represa de Peixoto e para as montanhas da Canastra. Já o Canastra Eko Bangalôs concentrará um condomínio de chalés com integração à paisagem natural da região.
Completando o resort, o Canastra Beach Club e o Canastra Acqua Park prometem infraestrutura completa de lazer para os residentes. Os espaços contarão com restaurantes, piscinas de ondas com praia, quiosques, palco para shows, spa completo, espaço ecumênico, quadras de esportes, dentre outras atrações.
Para Vilela, a grandiosidade do projeto só foi viável a partir de uma sinergia do Executivo com o Legislativo, que reduziu pendências e burocracias, além de revisar o código de posturas do município para atender a projetos de grande porte. “Estamos muito animados. Seguimos recebendo empresários do ramo hoteleiro que desejam investir no município”, reforça.
A estimativa, segundo ele, é que o Canastra Eko Resort fomente cerca de 200 empregos diretos durante a construção e deve gerar outras 300 oportunidades diretas após a conclusão. Além disso, nos próximos meses, a prefeitura intensificará obras de infraestrutura com foco em melhorar a acessibilidade ao resort, com asfaltamento de vias, construção de pontes e outras necessidades.
Ouça a rádio de Minas