Economia

Reunião da Associação Comercial e Empresarial de Governador Valadares discute duplicação da BR-116

Leia os destaques desta semana dos associados do Sindijori-MG
Reunião da Associação Comercial e Empresarial de Governador Valadares discute duplicação da BR-116
Rodovia de Minas Gerais. Foto: Seinfra / Divulgação

A Associação Comercial e Empresarial de Governador Valadares realizou nesta quinta, dia 20, a 2ª Reunião Itinerante do bairro Vila Isa, com foco na apresentação do projeto de duplicação da BR-116. O evento, no auditório da ACE-GV, contou com a participação da concessionária Eco Rio Minas, responsável pela gestão da rodovia. Durante a reunião, Luís Carlos Lima Salvador, diretor de Engenharia Concessões da Eco Rio, apresentaria detalhes técnicos da duplicação e ouviria sugestões dos participantes. A duplicação da rodovia é considerada uma prioridade para o desenvolvimento econômico e a melhoria da mobilidade na região. (Jornal da Cidade – Governador Valadares)

Ação contra trabalho infantil em Montes Claros

A Prefeitura de Montes Claros, por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), realizará, nesta sexta-feira (21), uma ação de conscientização contra o trabalho infantil no Carnaval. O evento contará com o desfile do Bloco “Embaixadores do Peti” pelas ruas centrais da cidade, reunindo representantes de entidades e órgãos de proteção à infância. O objetivo é sensibilizar a população para não apoiar e denunciar práticas de exploração infantil, que aumentam 38% no período carnavalesco, segundo o Ministério Público do Trabalho. A iniciativa contará com apoio da Guarda Municipal, Polícia Militar e MCTrans. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)

Visitas aproximam empresários

Em parceria com o Sebrae Minas e o Instituto Euvaldo Lodi – IEL, o Sindimiva promoveu aos seus associados nos dias 12 e 13 de fevereiro, visitas técnicas às empresas Cerâmica Brasileira, a mais tecnológica fábrica de telhas do País, situada em Caetanópolis, e Agropéu, moderna fábrica de açúcar e álcool em Pompéu, ambas em Minas Gerais. “Essas visitas proporcionaram às entidades e empresários o fomento de negócios, além do conhecimento dos processos produtivos de empresas modernas, networking e futuras parcerias”, detalhou Renato Gomes, vice-presidente do Sindimiva. (Portal Silmara Freitas)

PBH revitaliza Feira Modelo da Savassi

A Prefeitura de Belo Horizonte concluiu a revitalização da Feira Modelo da Savassi, ampliando sua infraestrutura e aumentando para 13 o número de barracas. A feira, que ocorre às quintas-feiras na rua Tomé de Souza, agora oferece mais opções gastronômicas, incluindo pratos típicos mineiros e brasileiros. A ação faz parte do Plano Municipal de Fortalecimento das Feiras de Segurança Alimentar, promovendo a gastronomia popular e incentivando o desenvolvimento econômico local. Segundo a subsecretária Darklane Rodrigues, a iniciativa reforça Belo Horizonte como Cidade Criativa da Gastronomia, título concedido pela Unesco.
(Jornal São Geraldo – Belo Horizonte)

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Projeto de horta em Formiga

O Projeto Horta Urbana, desenvolvido pelo Banco Municipal de Alimentos de Formiga em parceria com a Unifor-MG e a Carmeuse Brasil, retomou suas atividades com apoio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes. A equipe visitou escolas e centros de educação infantil para análise do solo e futura implementação das hortas, promovendo educação alimentar, consciência ambiental e trabalho em equipe. A secretária Maria Lucia Andrade destacou a importância da parceria entre escola, família e comunidade para o sucesso da iniciativa, que desde 2018 incentiva a produção agroecológica em espaços ociosos. (Últimas Notícias – Formiga)

Poços cria política de turismo

O prefeito Paulo Ney autorizou a lei que cria a Política Municipal de Turismo em Poços de Caldas. Isso vai permitir a definição de normas e atribuições do governo municipal no planejamento, desenvolvimento e criação de estímulos para o setor turístico local. A Política Municipal de Turismo deve gerar movimentação econômica, trabalho, emprego, renda e receitas públicas, constituindo-se, ainda, um instrumento de desenvolvimento econômico e social, promoção da diversidade cultural e preservação da biodiversidade existente na região. (Jornal Mantiqueira – Poços de Caldas)

Prefeita negocia com Hospital da Criança

A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, recebeu a diretoria do Hospital da Criança a fim de ampliar o diálogo para que sejam promovidas ações em conjunto em prol da comunidade. A atual gestão apresentou o cronograma de trabalho e o relatório com o balanço das ações implementadas no hospital até o momento. “Recebi, com muita alegria, a diretoria do Hospital da Criança. Desde o ano passado, nós estamos em tratativas sobre um novo momento do hospital, no qual eles estão cumprindo todas as necessidades impostas pelo Ministério Público e dentro daquele documento apresentado pelo município em parceria com a Sociedade Educacional Uberabense”, explicou Elisa. (Jornal de Uberaba – Uberaba)

Uberaba recebe drive-thru de reciclagem

Em Uberaba, a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos, em parceria com a Prefeitura e a Codau, promoverá, no dia 22 de fevereiro de 2025, uma campanha de arrecadação de eletroeletrônicos e eletrodomésticos para reciclagem. A ação visa incentivar o descarte ambientalmente correto desses produtos. Os moradores poderão entregar itens como celulares, televisores, geladeiras e micro-ondas no formato drive-thru, facilitando o processo sem precisar sair do carro. A Abree também oferece mais de 3,5 mil pontos de descarte em todo o Brasil. (MG Turismo – Belo Horizonte)

Ubá proíbe música inadequada

A Prefeitura de Ubá publicou um decreto, na última segunda-feira (17), proibindo a reprodução de “músicas com conteúdo inadequado” em ambientes escolares e eventos de recreação infantil. A proibição se aplica a escolas públicas e privadas do município, além de eventos de recreação infantil realizados em espaços públicos ou que recebam verbas da Prefeitura. Em caso de descumprimento, o decreto prevê advertência, multa não especificada (dobrada em caso de reincidência), suspensão do alvará de funcionamento, e interrupção do evento e recolhimento dos equipamentos de som. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Formiga não realizará Carnaval

A Prefeitura de Formiga divulgou, nesta quarta-feira (19), uma nota oficial informando que, neste ano de 2025, o município não promoverá o evento oficial do Carnaval. Segundo a administração municipal, a decisão foi tomada devido ao cenário financeiro e orçamentário da Prefeitura, que impôs restrições ao planejamento de grandes eventos. De acordo com a nota, a prioridade do município está voltada para investimentos em áreas essenciais, como saúde, educação e infraestrutura, diante do atual contexto econômico. A Prefeitura ressaltou que a decisão visa manter o equilíbrio das contas públicas e garantir a continuidade dos serviços essenciais para a população. (Tribuna Formiguense – Formiga)

O DIÁRIO DO COMÉRCIO, em parceria com o Sindijori-MG, mantém um espaço de interação com os municípios mineiros através de seus veículos associados. A coluna Integra Minas é publicada às sextas-feiras e tem o objetivo de aproximar questões que impactam o ambiente econômico e empresarial do Estado em uma via de mão dupla, trazendo e levando informações criando uma rede que “Integra Minas”.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas