Rima Industrial vai expandir unidade de Várzea da Palma
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 57,5 milhões para a Rima Industrial S.A., que atua no setor metalúrgico.
Os recursos serão utilizados principalmente em investimento que ampliará a capacidade produtiva e diminuirá o impacto ambiental da unidade de Várzea da Palma. A operação se dá no âmbito do BNDES Finame Direto e se trata do quinto financiamento direto da empresa com o BNDES.
O financiamento terá como foco principal a aquisição de equipamentos para construção de um novo forno de ferroligas na unidade de Várzea da Palma com o sistema de despoeiramento, que diminui o volume de partículas poluentes emitidas.
Com a instalação desse novo sistema, a empresa ampliará sua capacidade de produção de ligas em 18 mil toneladas por ano, com redução de emissão de gases poluentes.
Para o diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES, José Luis Gordon, “a descarbonização industrial não representa apenas um desafio para o Brasil, mas também uma oportunidade para fortalecimento do setor produtivo nacional, com inovação e geração de empregos”.
“O apoio recorrente do BNDES à ampliação da produção da Rima, com redução de emissão de gases poluentes, é uma demonstração da capacidade do Banco no apoio à indústria brasileira para a transição justa a uma economia verde e de baixo carbono”, avalia o executivo.
A Rima é uma empresa de capital nacional fundada em 1987, que atua no setor metalúrgico, operando na produção e comercialização de ligas à base de silício e magnésio, além de trabalhar com fundição de peças automotivas e ferroligas (ligas utilizadas principalmente na produção de aço).
Ela atua de forma global, exportando seus produtos para os países da Ásia, Europa, América Latina, América do Norte e Oriente Médio.
Ouça a rádio de Minas