Rota de voo direto de Belo Horizonte a Roma não sai do papel; entenda

Atualmente, os mineiros que buscam passagens aéreas para viajar até Roma, na Itália, por meio do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (BH Airport), localizado em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), precisam inevitavelmente adquirir voos com parada. Entre as opções disponíveis, estão a de fazer escala tanto nos aeroportos de Guarulhos, em São Paulo, e Galeão, no Rio de Janeiro, quanto no terminal de Lisboa, em Portugal.
No entanto, o governo estadual chegou a dar como certo que Minas Gerais passaria a ter voos diretos à Itália. Durante um evento sobre o mercado de lítio, realizado na capital mineira, em junho de 2024, o até então secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, declarou que a rota Belo Horizonte-Roma seria criada em breve, informação que não se concretizou até o momento.
“Minas Gerais tem uma posição privilegiada. Estamos com sete rotas internacionais e, em breve, vamos ter mais uma: de Belo Horizonte a Roma. Então, o link do Estado para a Europa vai ter mais uma porta de entrada”, disse ao público, na ocasião.
A declaração do ex-secretário ocorreu pouco tempo depois de surgir fortes especulações de que a rota seria anunciada para o segundo semestre. À época, o governador Romeu Zema (Novo) já havia exposto seu interesse em ter mais um voo para a Europa, e o CEO da Agência de Promoção de Investimentos do Estado de Minas Gerais (Invest Minas), João Paulo Braga, dissera que conversas promissoras com a Ita Airways estavam em curso.
Procurada pela reportagem, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) explicou que o grupo Lufthansa adquiriu 41% da companhia aérea que seria responsável pelo voo e a operação – finalizada em janeiro deste ano – resultou na reestruturação de toda a malha da empresa, impactando a análise da rota que levaria os mineiros de forma direta para a Itália. A pasta disse que aguarda a retomada das discussões.
“A Sede atua constantemente para atrair novas rotas e empresas para o Estado. Além de manter diálogo com as empresas concessionárias dos aeroportos do Estado, acompanhando os movimentos das empresas aéreas com possíveis interesses em expandir, bem como oferecendo condições favoráveis àquelas que já operam aqui”, enfatizou, em nota.
Minas tem oito rotas de voos internacionais
Como o voo Belo Horizonte-Roma ainda segue no papel, Minas Gerais mantém oito rotas internacionais. Partem do BH Airport voos diretos para a Cidade do Panamá (Panamá), Willemstad (Curaçao), Santiago (Chile), Orlando e Fort Lauderdale (Estados Unidos), Lisboa (Portugal), Buenos Aires e Bariloche (Argentina).
A última cidade citada, a maior da Patagônia Argentina, conhecida por belas paisagens de montanhas e lagos andinos, teve o voo inaugural realizado na quarta-feira (25). Operada pela Azul Linhas Aéreas, a rota será sazonal e incluirá, ao todo, 32 operações e 5,7 mil assentos, com partidas às quartas-feiras e domingos, durante a temporada de junho a agosto.
Ouça a rádio de Minas