Rotativo digital chega a 45% dos usuários
Implementado há pouco mais de três meses em Belo Horizonte, o rotativo digital já alcança 45% dos usuários. O último balanço da BHTrans, divulgado ontem (4), mostra que, desde que começou a funcionar o novo sistema, em 26 de junho, já foram adquiridos 739.588 créditos, dos quais 537.100 foram utilizados, e o número de motoristas cadastrados é de 161.114. A previsão é parar de comercializar os talões de papel no próximo dia 26, quando completam-se quatro meses de rotativo digital em BH.
“Não vamos mais vender os talões de papel, mas é claro que os vendedores que ainda os têm em estoque poderão continuar vendendo e os motoristas, utilizando”, esclarece o diretor do Sistema Viário da BHTrans, José Carlos Mendanha Ladeira.
Para a parcela da população que não tem afinidade com os smartphones, como os idosos, a cidade conta com 412 postos fixos de venda, nos quais a compra do rotativo digital pode ser feita presencialmente e o vendedor é quem aciona o crédito para o usuário. Até o fim deste mês, serão habilitados mais 200 postos.
Ladeira lembra-se de apenas um problema relatado no início do sistema quanto a essa modalidade de venda. “Um vendedor realizou a compra, mas não confirmou no celular, aí, o motorista saiu tranquilo, pensando que seu carro estava logado ao sistema, mas acabou levando uma multa, porque não estava. Sorte é que, por ser no formato eletrônico, foi possível identificar a falha e a notificação não foi gerada”.
Neste período também foi possível prever alguns adicionais ao sistema, como, por exemplo, no caso de empresas que têm frotas de veículos. Como o sistema permite o cadastramento de vários veículos, mas somente duas placas ativas por CPF, isso gerava um problema para os frotistas. “Adicionamos essa situação, que já vai estar em funcionamento a partir do dia 26. Basta o frotista apresentar à BHTrans a lista dos veículos para que eles sejam aprovados a usar o sistema simultaneamente”, detalha Ladeira.
Outro acréscimo previsto é a inclusão dos motofrentistas. “Continuarão não pagando pelo uso das 600 vagas destinadas a eles, que têm a placa vermelha. A diferença é que, agora, os incluindo no sistema de rotativo digital, o tempo de permanência máxima de uma hora poderá ser fiscalizado”, completa. Veículos de carga e descarga também serão incluídos para controle do tempo de permanência e, consequentemente, para garantir a rotatividade das vagas.
Atualmente, a cidade conta com 23 mil vagas de rotativo, que representam 106 mil oportunidades de estacionamento. Três aplicativos são habilitados a vender o rotativo digital. Já nos pontos de venda, são quatro aplicativos permitidos para uso dos vendedores.
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Como funciona – O usuário baixa um dos apps em seu smartphone nas lojas virtuais para fazer seu cadastro, informando a placa do carro, e escolhe quantos créditos quer comprar e a forma de pagamento: débito, crédito ou boleto bancário. Vale lembrar que no caso da compra pelo boleto é necessário esperar o tempo que o pagamento demora para cair e ser computado para, só então, poder utilizar o crédito.
Nos aplicativos, não há limite de número de placas cadastradas, mas somente até duas placas poderão ser ativadas simultaneamente. Depois, é só ativar o rotativo quando estacionar, fazendo o login, e ficar atento ao tempo de permanência indicado na placa de regulamentação. Caso o motorista não tenha celular ou prefira usar o serviço de forma off-line, basta ir ao ponto de venda mais próximo e comprar o crédito, ficando a cargo do vendedor a ativação imediata. Nesse caso, além do cartão, o pagamento pode ser feito também no dinheiro.
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