Economia

Rússia ultrapassa o Brasil no ranking de maiores economias

Dados foram compilados pela agência de classificação de risco Austin Rating a partir das projeções do FMI
Rússia ultrapassa o Brasil no ranking de maiores economias
Créditos: REUTERS/Maxim Shemetov/Pool

São Paulo – O Brasil foi ultrapassado pela Rússia e saiu do ranking das dez maiores economias do mundo em 2025, segundo projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI) feitas em outubro. Com o movimento, o País caiu para a 11ª posição na lista dos países que devem ter o maior Produto Interno Bruto (PIB) em dólar neste ano.

Os dados foram compilados pela agência de classificação de risco Austin Rating a partir das projeções do FMI, que, em seu relatório mais recente sobre a economia global, divulgado no mês retrasado, atualizou as estimativas anteriores, de abril, para todos os seus países-membros.

A principal mudança foi a da Rússia, que passou a ocupar a nona posição no ranking, ultrapassando o Brasil, que era a décima maior economia, e o Canadá, que ocupava a nona colocação.

“Por muito pouco (apenas US$ 3 bilhões) [a Rússia] quase ocupa a oitava posição da Itália”, afirmaram o economista da Austin Rating, Alex Agostini, e o economista Rodolpho Sartori, em relatório.

Segundo eles, as perdas de posições de Brasil e Canadá não estão relacionadas a uma piora desde o início do ano, mas sim à valorização acentuada do rublo, moeda da Rússia.

“Muito pelo contrário, pois o Brasil inclusive teve valorização do real e melhora nas expectativas de crescimento do PIB, e até diminuiu a distância entre Canadá e Itália, que praticamente não alteraram suas projeções desde o início do ano.”

Os economistas ressaltaram que o rublo se valorizou mais de 39% neste ano até agora, reflexo do controle de capitais instituído pelo país após as sanções econômicas, dos elevados níveis das taxas de juros e da recuperação parcial da confiança de investidores estrangeiros com o potencial fim da guerra contra a Ucrânia.

Reportagem distribuída pela Folhapress

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas