Samarco reporta produção recorde no primeiro trimestre

Entre janeiro e março deste ano, a produção da Samarco chegou a 3,2 milhões de toneladas de pelotas e finos de minério de ferro, conforme prévia operacional divulgada nesta semana. O volume equivale a um aumento de 11% em relação ao trimestre imediatamente anterior e 39% frente aos primeiros três meses do exercício passado. Foi o maior volume trimestral produzido pela empresa desde a retomada operacional em dezembro de 2020.
O desempenho já havia sido histórico em 2024, quando 9,7 milhões de toneladas foram produzidas, o maior nível anual depois que retomou as operações. No período, a mineradora dobrou a capacidade produtiva instalada, de 30% para 60%, ao implementar mais uma planta de filtragem no Complexo do Germano, em Mariana, e reativar o concentrador 2, no mesmo local, e a usina de pelotização 3, no Complexo de Ubu, no Espírito Santo.
Em linha com o plano estratégico voltado à expansão do potencial operacional, a joint venture da Vale com a BHP estima produzir, em 2025, 15 milhões de toneladas de pelotas e finos de minério de ferro. Segundo a Samarco, esse montante representa o dobro da produção registrada no início da retomada das atividades, paralisadas em 2015.
A intenção da mineradora é que, até o ano de 2028, 100% da capacidade produtiva instalada seja alcançada. O projeto para que o objetivo se concretize contempla o retorno da operação do concentrador 1, em Germano, e das usinas de pelotização 1 e 2, em Ubu, e a construção de mais uma planta de filtragem em Minas Gerais.
“Os resultados do primeiro trimestre de 2025 apontam que estamos prontos para alcançar a produção de 15 milhões de toneladas de pelotas e finos de minério de ferro até o final deste ano. Essa evolução reflete mais um passo na nossa jornada de crescimento sustentável, sempre pautados na capacidade de compartilhar valor com a sociedade”, destacou o presidente da Samarco, Rodrigo Vilela, em nota.
“Seguimos com a nossa retomada gradual para atingirmos 100% da nossa capacidade produtiva, de cerca de 26/27 milhões de toneladas até 2028″, completou.
Vendas da Samarco atingem 2,8 milhões de toneladas
Nos primeiros três meses de 2025, a Samarco vendeu 2,8 milhões de toneladas de pelotas e finos de minério de ferro, um avanço de 15% na comparação anual e uma baixa de 4% no confronto com o período de outubro a dezembro de 2024. A empresa diz que a queda reportada refletiu “a postergação de embarques para abril, no curso normal das operações” e que “os estoques serão convertidos em vendas ao longo dos trimestres seguintes”.
No ano passado, as comercializações da mineradora chegaram a 9,4 milhões de toneladas, volume que corresponde a um leve crescimento de 1,1% sobre 2023.
O preço médio de venda de pelotas no primeiro trimestre deste ano, de acordo com o relatório, foi de US$ 141,9 por tonelada, recuo de 20% sobre o primeiro trimestre do exercício passado e alta de 2% frente ao trimestre imediatamente anterior. O valor, segundo a Samarco, ficou em linha com as tendências no mercado global.
Ouça a rádio de Minas