Economia

Sanofi e DHL inauguram centro de distribuição em Extrema, no Sul de Minas

A novidade é parte de um robusto plano de investimentos da farmacêutica no Estado, que totaliza aproximadamente R$ 333 milhões até 2032
Sanofi e DHL inauguram centro de distribuição em Extrema, no Sul de Minas
Centro de Distribuição Sanofi e DHL em Extrema | Divulgação Sanofi/DHL

A Sanofi, empresa global de saúde, em parceria com a DHL Supply Chain, líder mundial em armazenagem e distribuição, inaugurou neste mês um centro de distribuição (CD) na cidade de Extrema, no Sul de Minas Gerais. A novidade é parte de um robusto plano de investimentos da farmacêutica no Estado, que totaliza aproximadamente R$ 333 milhões até 2032. Com foco na expansão da estrutura logística, a instalação tem oito mil metros quadrados (m²) e gerou 150 empregos diretos.

Construído do zero, o equipamento inaugurado contempla armazenamento em temperatura controlada e transporte para distribuição nacional nos modais rodoviário e aéreo, além de atividades de importação de itens acabados. Com o mais alto padrão de qualidade para receber os produtos, o local conta com docas de carga e descarga e três tipos de espaços de armazenagem.

Este é o primeiro empreendimento do grupo francês Sanofi em terras mineiras e o quarto no País, onde está presente há mais de cem anos. Em Guarulhos, São Paulo, a companhia opera seu maior CD na América Latina, com cerca de 36 mil m² – também em colaboração com a DHL. No território paulista, em Campinas e Suzano, a produtora de farmoquímicos e farmacêuticos tem duas fábricas com capacidade de produzir, juntas, 420 milhões de medicamentos por ano.    

Sanofi e DHL
Sanofi e DHL | Divulgação Sanofi/ DHL

Já sobre a empresa alemã de serviços logísticos DHL, que gerencia todo o processo de armazenagem, recebimento e expedição das cargas, o equipamento é o quarto em operação em Extrema e o segundo dentro de seu campus de 91 mil m², às margens da rodovia Fernão Dias. 

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Para o presidente da Sanofi no Brasil, Fernando Sampaio, o novo centro de distribuição fortalece a presença do grupo no País e reforça o compromisso da empresa com a inovação na cadeia de negócios. “Além disso, estamos criando oportunidades que impulsionarão o desenvolvimento da região, garantindo condições logísticas para ampliar o acesso aos nossos medicamentos e vacinas pelo ecossistema de saúde no Brasil”, reforçou.

O vice-presidente de Saúde da DHL Supply Chain, Marcos Cerqueira, ressaltou que o mercado brasileiro de saúde continua com a demanda aquecida e, em paralelo, está havendo uma reconfiguração das cadeias de suprimento, sendo que um dos focos é Extrema. Ainda segundo ele, a expansão das instalações de saúde da companhia na cidade facilita tanto essa transição do desenho da cadeia quanto a operação de distribuição de medicamentos e outros produtos do setor. 

Investimento da Sanofi em Minas Gerais foi anunciado recentemente

O início das operações do centro de distribuição da Sanofi em Extrema ocorre pouco tempo após o governo mineiro anunciar o aporte milionário da empresa em Minas Gerais. Conforme publicado anteriormente pelo Diário do Comércio, no fim de abril, representantes do Estado se reuniram com executivos do grupo na França, que apresentaram o plano de investimentos.

À época, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, que participou da reunião, chegou a publicar um vídeo nas redes sociais anunciando que a farmacêutica francesa viria para o Estado, sem dar mais detalhes.“Vamos ter a Sanofi em Minas Gerais e é só o início de um relacionamento que a gente espera que dê ainda mais frutos”, disse.

As tratativas do governo com a Sanofi, porém, começaram antes disso. Em novembro de 2023, o governador Romeu Zema (Novo) visitou a sede do grupo em São Paulo. Na oportunidade, os planos de crescimento da companhia foram apresentados ao líder do Executivo mineiro, que por sua vez apresentou políticas e instrumentos do Estado para apoiar investimentos privados.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas