Economia

São Gonçalo do Abaeté, no Noroeste de Minas, é eleita a cidade mais inteligente e feliz do Brasil 

Cidade mineira venceu a 2ª edição do Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards, na categoria Cidade Inteligente
São Gonçalo do Abaeté, no Noroeste de Minas, é eleita a cidade mais inteligente e feliz do Brasil 
Evento de premiação da 2ª edição do Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards 2025 . Curitiba, 25/03/2025. Foto: Ricardo Marajó/SECOM

É possível medir a felicidade? Em São Gonçalo do Abaeté, na região Noroeste de Minas Gerais, é tão possível que a cidade foi eleita a mais feliz e inteligente de todo o Brasil. Nessa terça-feira (25), São Gonçalo do Abaeté venceu a 2ª edição do Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards, na categoria Cidade Inteligente. O prêmio internacional reconhece iniciativas que tornam os espaços urbanos lugares melhores para se viver.

O município conquistou o prêmio com o projeto ‘São Gonçalo Mais Feliz – Sustentabilidade e Bem-Estar na Gestão Pública Municipal’. Iniciado em 2022, o programa é o primeiro case no Brasil a aplicar a Felicidade Interna Bruta (FIB) na gestão municipal com o objetivo de associar o desenvolvimento do município ao bem-estar de sua população, de cerca de 8 mil habitantes.

A premiação ocorreu na noite dessa terça-feira (25/3), durante o Smart City Expo, em Curitiba (PR), o maior e mais importante evento das Américas sobre o tema. O prefeito de São Gonçalo do Abaeté, Fabiano Lucas (Avante), comemorou a conquista. 

“Esse prêmio confirma que é possível fazer diferente, mesmo sendo um município pequeno, do interior do Brasil. Essa conquista é um somatório de ações, do esforço de muita gente e de parcerias importantes, fundamentais para o reconhecimento do município nesse evento tão grandioso”, destaca o prefeito Fabiano Lucas.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Felicidade Interna Bruta (FIB) em São Gonçalo 

O índice de Felicidade Interna Bruta (FIB) foi criado em 1972, no Reino de Butão, um pequeno país na região do Himalaia, com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Este índice indica que o cálculo da “riqueza” deve considerar outros aspectos além do desenvolvimento econômico, como a conservação do meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas.

O programa criado em São Gonçalo do Abaeté vem colhendo resultados com 13 projetos elaborados e que estão relacionados às nove dimensões do FIB (educação; saúde; bem-estar psicológico; cultura; uso do tempo; meio ambiente; vitalidade comunitária; padrão de vida; e governança). 

O prefeito do município reforça que o índice FIB do município vem crescendo, mesmo com pouco tempo do programa. 

“Iniciativas que colocam o ser humano no centro de todas as decisões favorecem o engajamento das pessoas nos processos de transformação social e qualidade de vida. Que sirva de exemplo para outras cidades do estado e do país”, ressalta.

Parceria de São Gonçalo com o Sebrae Minas

O Sebrae Minas é um parceiro importante de São Gonçalo do Abaeté na promoção de pilares fundamentais para o aumento do nível de felicidade da população. O conceito vai além do aspecto material, abrangendo outras áreas da vida, essenciais para o desenvolvimento e o bem-estar integral das pessoas.

Além de apoiar no desenvolvimento da governança, a instituição atua no município com iniciativas como: Sala Mineira do Empreendedor; Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE); Programa Sebrae Delas, voltado para o empreendedorismo feminino; e Programa Restaurar, que propõe ações para o aprimoramento da gestão ambiental.

Para a analista do Sebrae Minas Érika Martins, a premiação é resultado do trabalho em conjunto entre a instituição e o poder público para criar ações que melhorem, de fato, a vida da população. 

“O Prêmio reconhece e reforça o trabalho que estamos realizando em parceria com o município. Com planejamento, estratégia e uma visão clara de futuro, é possível aplicar boas práticas que fazem a diferença na vida das pessoas”, avalia.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas