Economia

Bares e restaurantes do Comida di Buteco receberão mentoria do Sebrae

Programa Prepara Gastronomia vai capacitar estabelecimentos nas áreas de gestão de negócios e experiência do cliente
Bares e restaurantes do Comida di Buteco receberão mentoria do Sebrae
Na competição, os votos definem um ranking dos participantes e os 20% últimos colocados perdem o direito de participar no ano subsequente | Crédito: Adobe Stock

O festival mais esperado pelos amantes da gastronomia de boteco já está chegando em Belo Horizonte.  O Comida di Buteco, acontece de 5 de abril a 5 de maio na Capital. A lista dos botecos mineiros selecionados para participarem do concurso ainda será divulgada no dia 25 de março, mas o Sebrae Minas, um dos patrocinadores do evento, já preparou um programa de orientações para alguns dos estabelecimentos.

Trata-se do Prepara Gastronomia, programa que oferece suporte empresarial para pequenos negócios de alimentação fora do lar em Minas Gerais. Para a 6ª edição do concurso – o Comida di Buteco 2024 –, os mais de 200 bares e restaurantes dos oito municípios mineiros participantes serão orientados em capacitações promovidas até o dia 2 de abril.

Além da Capital, o programa contempla as regiões Norte do Estado (Montes Claros), Vale do Aço (Coronel Fabriciano e Ipatinga), Triângulo Mineiro (Araguari e Uberlândia), Zona da Mata (Juiz de Fora) e Sul de Minas (Poços de Caldas). Nesta última cidade, a capacitação já aconteceu na segunda-feira (26). Já em Belo Horizonte, as mentorias começam nesta quarta-feira (28).

Confira a lista de cidades e datas das capacitações:

  • Belo Horizonte: 28 de fevereiro e 4, 5 e 11 de março
  • Ipatinga: 5 de março (mentoria contempla também a cidade de Coronel Fabriciano)
  • Uberlândia: 5 e 12 de março
  • Araguari: 5 e 12 de março
  • Juiz de Fora: 26 de março e 2 de abril
  • Montes Claros: 11, 12, 18 e 19 de março

Com isso, o Prepara Gastronomia oferece aos donos dos estabelecimentos participantes do concurso, orientações de especialistas em pequenos negócios sobre técnicas de vendas, atendimento ao cliente, precificação de produtos e organização financeira.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Além disso, o programa também disponibiliza aos proprietários conteúdos exclusivos e gratuitos, entre eles, artigos, podcasts, vídeos e e-books com informações para aumentar o faturamento do negócio.

Apoio aos pequenos negócios Mineiros

Em Minas Gerais, o segmento de alimentação fora do lar movimenta cerca de 500 mil pequenos negócios e gera mais de 800 mil empregos. No último ano, o programa Prepara Gastronomia capacitou aproximadamente 3 mil pequenos negócios de alimentação em 117 cidades mineiras. As ações resultaram na movimentação de 9 milhões de negócios e na criação de 500 novos pratos.

Até o final de dezembro de 2024, a previsão é que o programa atenda 4 mil empreendimentos em 150 cidades de Minas Gerais.

sebrae comida buteco
O público tem todo o mês do concurso, que começa em 5 de abril, para visitar os botecos participantes, votar e ajudar a eleger os melhores do Brasil | Crédito: Adobe Stock

“Nosso objetivo é melhorar a gestão dos empreendimentos, prepará-los para as novas demandas do mercado e valorizar as vocações e experiências gastronômicas regionais, estimulando não só a gastronomia, mas também toda a cadeia produtiva ligada ao turismo, comércio e serviços”, afirma presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo Silva.

Para ele, diante de um mercado tão competitivo, estar bem preparado e atualizado é essencial para se destacar e prosperar. Por isso, por meio do programa Prepara Gastronomia, os participantes do Comida di Buteco, maior concurso de botecos do país, terão acesso a informações para melhorar a qualidade dos seus serviços, estimular a criatividade gastronômica e criar novas experiências do cliente. 

“Além disso, terão a oportunidade de trocar experiências e boas práticas, e ainda aprender com os desafios enfrentados por outros empreendedores do setor”, completa Silva.

O programa também disponibiliza orientações para a estruturação da experiência gastronômica dos destinos turísticos, como o apoio na realização de festivais gastronômicos com a participação dos negócios capacitados.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas