Economia

Sebrae Minas encerra o segundo ciclo do ALI

Sebrae Minas encerra o segundo ciclo do ALI
#Inovação | Imagem: Pexels / Arte: Will Araújo

Conquistar e fidelizar novos clientes, melhorar a performance da equipe, ser referência no setor, aumentar o faturamento e tornar a empresa mais competitiva são alguns dos anseios dos empreendedores que participam do programa Agentes Locais de Inovação (ALI) do Sebrae Minas. Na busca para implementar ações de inovação e conquistar bons resultados, cerca de 200 empresários de nove cidades das regiões Noroeste e Alto Paranaíba estão finalizando o segundo ciclo do projeto. Em março, uma nova etapa será iniciada.

Realizado em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com o apoio de vários parceiros locais, o ALI é a maior iniciativa do Sebrae com foco em inovação para pequenos negócios. O programa oferece acompanhamento personalizado, totalmente gratuito, com um agente treinado para auxiliar os empresários a buscarem soluções inovadoras, de acordo com as particularidades de cada empreendimento. “O ALI leva às empresas ferramentas ágeis de vivência do processo de gestão da inovação e auxilia na obtenção de resultados concretos”, explica a analista do Sebrae Minas, Lorena Milan.

Tirando a ideia do papel – A dentista Regislaine Aparecida da Silva, proprietária da Clínica Odontológica Odonto Riso e RL Implantes, em Paracatu, é uma das participantes do segundo ciclo do programa. Ela conta que o conhecimento adquirido nos atendimentos já está sendo colocado em prática. “Com dez anos de empresa, eu me sentia pronta para deixar de fazer as coisas de forma ‘doméstica’ e passar a entender a gestão da clínica de forma mais madura. Com o auxílio do Sebrae, estou conseguindo realizar novas parcerias, mudar a forma de conduzir minha equipe e, com isso, aumentar a margem de lucro e otimizar meu tempo”, explica.

Ainda de acordo com a cirurgiã dentista, a empresa iniciou um teste de expansão para avaliar o novo formato implementado.  “Antes era eu quem conduzia toda a clínica. Tudo girava em torno das minhas decisões. Com esse novo formato, a ideia é reduzir o custo operacional da empresa e dar mais autonomia às outras duas profissionais que trabalham comigo na clínica. Dando certo esse teste, iremos iniciar uma sociedade”. Outro passo planejado por Regislaine é investir em equipamentos radiológicos. “Com isso queremos agregar valor para os nossos clientes. Hoje encaminhamos os pacientes para uma clínica de radiologia” revela.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Outra empresa participante do Programa ALI que também irá oferecer inovações para seus clientes é a Drogaria MM, da cidade de Patrocínio. De acordo com a empresária e estudante de farmácia, Maria Eduarda Ferreira, muitas ideias que estavam no papel há anos puderam ser implantadas a partir das orientações do ALI. “Iniciamos um plano de ação e passamos a oferecer atendimento farmacêutico especializado. Era uma ideia antiga e que agora virou realidade”, conta.

Novo ciclo – Além de Paracatu e Patrocínio, o programa Agentes Locais de Inovação (ALI) contemplará empreendedores das cidades de Patos de Minas, Monte Carmelo, São Gotardo, Carmo do Paranaíba, João Pinheiro, Vazante e Unaí. O primeiro ciclo, finalizado em junho de 2020, também atendeu cerca de 200 empresas.

Previsto para começar em março, a nova etapa do projeto, que passa integrar o ‘Programa Brasil Mais’, será realizado em parceria com o Ministério da Economia, CNPQ, Senai e ABDI. O objetivo é aumentar a produtividade e competitividade das empresas, com a promoção de melhorias rápidas, de baixo custo e de alto impacto por meio de um acompanhamento contínuo e consultorias especializadas com duração de quatro meses.

Poderão participar microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) do comércio e serviço. Os interessados em participar do ALI podem se inscrever pelo Portal do Sebrae. Mais informações pelos telefones (38) 3679-8300 ou 0800 570 0800. (ASN)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas