Sebrae-NEJ abre edital para seleção de professores em Divinópolis e região

Inaugurado em 2010 pela Escola do Sebrae, o Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) é um projeto social presente em diversas regiões do país. Um de seus principais objetivos é promover a formação empreendedora e experiências no mundo dos negócios para estudantes da rede pública de ensino que estejam no terceiro ano do ensino médio ou tenham concluído essa etapa. Dentre o público alvo, também estão inclusos estudantes do ensino médio do EJA, Cesec e ENCCEJA.
Em 2025, a partir de articulações realizadas entre Agência Novo Oeste, Sebrae, IFMG Campus Arcos, Instituto Divicred e as Prefeituras de Divinópolis, Lagoa da Prata, Oliveira, Carmo da Mata e São Sebastião do Oeste, além da Câmara Municipal de São Sebastião do Oeste, o NEJ estará presente nesses municípios mineiros, potencializando a formação profissional de diversos jovens da região. Será ofertado o Curso Técnico em Administração, que tem como objetivo atender a uma demanda crescente na formação de jovens empreendedores através de um currículo inovador. Ao todo, foram planejadas seis turmas, sendo duas em Divinópolis e uma em cada cidade parceira, com 40 alunos cada e início previsto para o segundo semestre de 2025 e finalização no primeiro semestre de 2026.
O edital para a contratação de professores, disponível no site do IFMG Campus Arcos, recebe inscrições até o dia 3 de agosto. Após isso, será divulgado outro edital para a participação de 240 estudantes, sendo 80 em Divinópolis e 40 em cada uma das cidades.
A metodologia NEJ
O Núcleo de Empreendedorismo Juvenil é composto por diversos projetos estruturantes, que visam realizar o elo entre os estudantes e o mundo de trabalho contemporâneo. Por meio dessa metodologia, o estudante é capaz de desenvolver atitudes empreendedoras, habilidades em gestão, solução de problemas, oratória, ideação e modelagem de negócios. Um dos principais passos consiste em uma “tutoria”, por meio da qual o estudante realiza o primeiro contato com o mundo dos negócios. A partir disso, ele pode conhecer a rotina e funcionamento de uma empresa, guiado por um empresário tutor. Com isso, o estudante desenvolve importantes habilidades, como autonomia, proatividade e responsabilidade socioambiental, tornando-se um cidadão crítico e consciente de seu papel na sociedade.
Outro projeto desenvolvido na metodologia NEJ é a “empresa simulada”, que oportuniza ao estudante uma experiência real de aprendizagem de negócios em um mercado simulado. Nesse método, são estimuladas a formação integral e o desenvolvimento de competências técnicas em gestão e atitudes empreendedoras, para que o estudante adquira bagagem profissional a partir de uma rede internacional de empresas simuladas.
Destaca-se também na metodologia NEJ o projeto de “vitrine”, pelo qual é feito o desenvolvimento de uma ideia de negócio, por meio da elaboração de um modelo e plano de negócios com o apoio de professores mentores. Os estudantes vivenciam o processo de idealização até a concretização de um projeto ou negócio em busca da viabilidade da ideia.
Com todos os procedimentos pensados pelo NEJ, o potencial de transformação profissional do estudante é amplamente trabalhado para que seja aplicado no mundo do trabalho.
Resultados e impacto
Já atuante em 15 cidades como Brasília, Belo Horizonte, Natal e Porto Alegre, o NEJ já formou mais de 3.600 jovens empreendedores em diversos cursos. Os resultados são extremamente positivos: 87% dos estudantes recomendam a metodologia e notaram alto impacto em sua vida pessoal, enquanto grande parte deles também foi impactada na vida profissional, ingressando no mercado de trabalho e também continuando seus estudos.
Com a expansão para Divinópolis e demais cidades da região Centro-Oeste de Minas Gerais, o Núcleo de Empreendedorismo Juvenil reafirma sua importância para o desenvolvimento local, atuando em diferentes esferas. “É uma oportunidade ímpar para a região”, afirma o professor Charles Diniz, vice-presidente da Agência Novo Oeste. Para ele, a metodologia de sucesso pensada na Escola do Sebrae e já aplicada em regiões de Minas Gerais e do Brasil será uma grande impulsionadora tanto para a formação de profissionais capacitados e engajados como para o desenvolvimento dos municípios englobados pelo projeto social.
A vice-prefeita de Divinópolis, Janete Aparecida, reafirmou o papel de destaque da Agência Novo Oeste na concretização desse sonho, dizendo que a Agência tem como peça-chave a união da região Centro-Oeste do Estado através de um objetivo em comum: o desenvolvimento. “O Novo Oeste está sendo protagonista porque uniu empresários, terceiro setor e poder público. A região ganha muito com isso”, aponta.
Portanto, para que o Curso Técnico em Administração tenha início, os professores interessados devem se inscrever pelo edital, disponível no site. Com a união de todos em prol do desenvolvimento, os benefícios para os estudantes e, consequentemente, para a região Centro-Oeste, serão amplamente notados.
O DIÁRIO DO COMÉRCIO, em parceria com o Sindijori-MG, mantém um espaço de interação com os municípios mineiros através de seus veículos associados. A coluna Integra Minas é publicada às sextas-feiras e tem o objetivo de aproximar questões que impactam o ambiente econômico e empresarial do Estado em uma via de mão dupla, trazendo e levando informações criando uma rede que “Integra Minas”.
Ouça a rádio de Minas