Economia

Sebrae lança programa para internacionalizar pequenos negócios de Minas Gerais

Objetivo do programa Sebrae Exporta é estimular empresas mineiras a se inserirem no mercado internacional
Sebrae lança programa para internacionalizar pequenos negócios de Minas Gerais
Sebrae Minas | Foto: Diário do Comércio/ Juliana Sodré

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançou, na manhã desta segunda-feira (3), em Belo Horizonte, o programa Sebrae Exporta. A iniciativa pretende estimular a participação das micro e pequenas empresas de Minas Gerais no mercado internacional e facilitar o acesso a oportunidades de negócios fora do Brasil.

De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Secex/MDIC), apesar de representarem 40% das empresas que exportaram no Brasil em 2023, as micro e pequenas empresas são responsáveis por 0,8% do total exportado (US$ 339,6 milhões) no período.

“Sabemos que não é fácil o micro e pequeno empreendedor exportar. Ele não conhece as burocracias, e a nossa intenção é orientá-lo a exportar não só para o exterior como para o próprio Brasil, alcançando mais estados brasileiros”, explica o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

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Este panorama mobilizou a criação do programa. “Queremos mudar este cenário”, ressaltou o presidente. Segundo ele o programa será aplicado em três etapas:

  • na primeira, será feita uma análise dos negócios aptos e favoráveis à exportação, com avaliação de preços e capacidade produtiva;
  • a segunda etapa será de preparação das micro e pequenas empresas para negociar com compradores e identificar os players interessados, cruzando informações de compradores e vendedores;
  • já na terceira e última etapa do programa acontecerão as rodadas de negócios, onde os empresários poderão conhecer produtos e condições de venda, potencializando as chances de negociações.

“A expectativa é que com o avanço do programa, as empresas se organizem em polos produtivos em comum, com maturidade econômica para atender ao mercado externo cada vez melhor”, explica Souza e Silva.

Sebrae Minas lança programa Sebrae Exporta
Sebrae Minas lança programa Sebrae Exporta | DIÁRIO DO COMÉRCIO/ Juliana Sodré

O Sebrae vai disponibilizar profissionais próprios para a execução do programa com parcerias com os governos federal e estadual. “Nesse primeiro momento, nossos investimentos são os nossos profissionais. O Sebrae já trabalha, de alguma forma, com esses produtos: café, queijo e as frutas no Jaíba. Mas as pequenas empresas têm dificuldades. Então, identificamos isso e queremos potencializar estes negócios juntamente com o governo do Estado e com o governo federal porque precisamos de ingresso, capacitação e facilitações para que esses pequenos empresários possam estar nesse ambiente de mercado internacional”, detalha o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas.

Também participaram do evento de lançamento do Sebrae Exporta representantes de 10 empresas compradoras do Chile, Colômbia, Panamá e Peru, que também participarão da Rodada de Negócios Internacional do programa em Nova Serrana, entre esta terça (4) e quinta-feira (6).

Polo calçadista de Nova Serrana é piloto do projeto

O projeto piloto do programa está sendo desenvolvido no polo calçadista de Nova Serrana, na região Oeste do Estado. A região, segundo o Sebrae, demonstrou interesse pelo programa e já possui um histórico de exportação para a Argentina que facilitou o desenvolvimento do projeto inicial.

O presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Calçados de Nova Serrana (Sindinova), Ronaldo Andrade Lacerda, disse que estão preparados comercialmente e qualitativamente para ampliar as exportações. Para ele, o que faltava era justamente os contatos e a ampliação das relações.

“O programa do Sebrae coroa nosso momento atual. Estamos numa nova fase, um momento propício para crescer com as exportações. Estamos ganhando mais representatividade e atendendo clientes mais qualificados no Brasil. É o momento certo de ampliar os contatos e encontrar pessoas de confiança que gerem negócios futuros com o mercado internacional. Fazendo isso, as fábricas dão sequência às negociações”, explica Lacerda.

Hoje, o polo exporta cerca de US$ 40 milhões anuais, e a expectativa é que só na rodada de negócios que acontecerá esta semana na cidade, 10% deste valor seja negociado com as 12 empresas que estarão representadas. Com isso, Lacerda espera que cerca de US$ 4 milhões em exportações já sejam negociados na ocasião.

O polo de Nova Serrana é composto por mais de 800 indústrias de 12 municípios em um raio de 50 quilômetros da cidade, e gera 20 mil empregos na região.

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