Secretários de 15 cidades visitam Agência Novo Oeste para discutir desenvolvimento econômico

A Agência Novo Oeste e o Sebrae Minas, com o apoio do Sicredi, organizaram o “Encontro de Secretários de Desenvolvimento: Rota de Investimentos Regionais”, para tratar sobre desenvolvimento econômico na região Centro-Oeste de Minas Gerais. O evento será realizado no dia 7 de outubro, das 13h às 17h, na sede da Agência Novo Oeste, localizada no bairro Bom Pastor, em Divinópolis. Para o evento, está confirmada a presença de 29 secretários atuantes na área de desenvolvimento econômico de diversas cidades englobadas pela agência, sendo elas: Bom Despacho, Candeias, Divinópolis, Itapecerica, Formiga, Carmo da Mata, Nova Serrana, São Sebastião do Oeste, Perdigão, Cláudio, Bambuí, Carmópolis de Minas, Leandro Ferreira, São João del-Rei e Oliveira.
O principal objetivo deste debate, direcionado aos gestores da região, consiste em discutir sobre a trilha para atração de investimentos, aprofundando o debate sobre estratégias e ações governamentais para potencializar o desenvolvimento regional. Pensando nisso, o encontro foi dividido em três eixos de discussão sobre o tema. Primeiramente, serão abordadas questões relacionadas à ambiência legal, importante aspecto que analisa leis, regulamentos e normas jurídicas que regem as atividades e regras de conduta para as tomadas de decisão dos gestores envolvidos. Em seguida, o tema a ser discutido é a atração de investimentos, etapa fundamental para impulsionar o crescimento, inovação e competitividade.
É por meio dela que se capta recursos financeiros para investimentos em infraestrutura e tecnologias, com foco em geração de emprego e desenvolvimento. Ao fim do encontro, será realizada uma troca de conhecimentos voltados às boas práticas para a consolidação dos investimentos regionais.
Para o presidente da Agência Novo Oeste, Léo Gabriel, este encontro com os secretários regionais será uma grande oportunidade para que temas importantes sejam discutidos e incentivados. “Será uma tarde dedicada ao planejamento e à troca de boas práticas, com uma programação estruturada para inspirar a cocriação de soluções que fortaleçam a economia local”, conta. A presença dos diversos secretários municipais de desenvolvimento econômico na agência, segundo ele, irá facilitar o caminho para que os municípios formulem estratégias que visem ao desenvolvimento regional.
O analista de negócios do Sebrae Minas, Denis Magela, afirma que a troca de conhecimento possibilitada pelo encontro irá fortalecer a relação entre as prefeituras no intuito de capacitá-las e gerar estímulos ao desenvolvimento. Para ele, “é uma oportunidade de se gerar conexão, pois o que teremos ali é uma rede de envolvimento de todos, onde mais de 20 prefeituras irão tratar sobre ambiência legal, atração de investimentos e, principalmente, estreitar os laços e diálogo entre os gestores das cidades para um auxílio mútuo nos desenvolvimentos dos projetos. É uma prefeitura ajudando a outra”, analisa.
Sobre essa conexão possibilitada pelo encontro promovido entre Novo Oeste e Sebrae Minas, Léo Gabriel complementa, mostrando que o envolvimento de todos é a chave para dar o primeiro passo rumo à captação de investimentos. “Nesse momento, será criada uma agenda única para que seja possível a capacitação de todas as cidades presentes. Com os secretários participando ativamente e contribuindo entre si, as pequenas prefeituras também conseguirão prosseguir em suas áreas de desenvolvimento econômico, baseando-se em projetos como a Sala de Empreendedor, Redesim+ Livre, dentre outros”, finaliza. Portanto, este encontro se define como um marco para o Centro-Oeste mineiro em termos de desenvolvimento, reafirmando o papel da Agência Novo Oeste na captação de recursos e geração de condições favoráveis ao progresso regional.
O DIÁRIO DO COMÉRCIO, em parceria com o Sindijori-MG, mantém um espaço de interação com os municípios mineiros através de seus veículos associados. A coluna Integra Minas é publicada às sextas-feiras e tem o objetivo de aproximar questões que impactam o ambiente econômico e empresarial do Estado em uma via de mão dupla, trazendo e levando informações criando uma rede que “Integra Minas”.
Ouça a rádio de Minas