Segunda parcela do IPVA vence na 5ª; saiba como regularizar atrasados!

A partir da próxima quinta-feira, 13 de abril, vence a segunda parcela do IPVA 2023 em Minas. Neste dia, os proprietários de veículos automotores com placas com finais 1 e 2 devem fazer o pagamento conforme previsto pelo Governo de Minas.
Na sexta-feira, 14 de abril, será a vez dos proprietários dos veículos com placas que terminam com 3 e 4 realizarem a quitação da segunda parcela. Passado o fim de semana, no dia 17 de abril, continua a escala de pagamentos.
O pagamento da segunda etapa de parcelamento será para os veículos automotores com emplacamento finalizado em 5 e 6. No dia 18 de abril, a vez será para as placas que terminam em 7 e 8. Já no dia 19 de abril, vêm as placas com finais 9 e 0.
A quitação é obrigatória e deve ser realizada em qualquer uma das instituições bancárias conveniadas ao Governo de Minas Gerais, assim como em lotéricas da rede Caixa Econômica Federal (CEF).
Qual a multa para quem está com o IPVA pendente?
Quem deixar de fazer o pagamento do IPVA 2023 pagará multa de 0,3% ao dia até o 30º dia após a data de vencimento da parcela. Caso ultrapasse esse período, a multa salta para uma taxa de 20% somada aos juros de taxa Selic acumulada do mês posterior ao vencimento até o mês do pagamento.
Como fazer o pagamento de uma ou mais parcelas em atraso?
Para regularizar a dívida, é necessário que o contribuinte acesse primeiramente o portal do Detran, clicando aqui, ou o portal da Secretaria da Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG), clicando aqui. Em seguida, é preciso clicar na opção de “Consulta de débitos” e inserir a identificação da placa do veículo e o número do Renavam.
Para emitir as guias em atraso, clique depois em “Guia para Regularização de Débitos (GRD)”. Ao clicar, serão gerados os valores recalculados. Depois, escolha a forma de pagamento, se será um boleto integral ou parcelado com juros. Desta forma, será atualizado o valor de acordo com a forma de pagamento escolhida.
Quais bancos recebem o pagamento do IPVA 2023?
O pagamento do IPVA 2023 pode ser feito em qualquer agência ou terminais de autoatendimento dos agentes arrecadadores autorizados. Em Minas, as instituições bancárias autorizadas a realizar o recolhimento de pagamentos do tributo são: Banco do Brasil, Mais BB, Itaú, Bradesco, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob e a Caixa Econômica Federal.
O pagamento pode ser realizado em todo o território nacional, bastando informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).
Sem o IPVA em dia, o motorista também não consegue o licenciamento. Como consequência, o veículo poderá ser apreendido, com multa aplicada pela autoridade de trânsito e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Ouça a rádio de Minas