Economia

Seinfra reitera início das obras da Linha 2 do metrô em setembro

O começo das operações continua marcado para o primeiro trimestre de 2028
Seinfra reitera início das obras da Linha 2 do metrô em setembro
Crédito: Divulgação Metrô BH

Prevista para começar em setembro, mas ainda sem um dia exato definido para o começo das obras de construção da tão esperada Linha 2 do metrô de Belo Horizonte, a Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias de Minas Gerais (Seinfra-MG) reforçou que as obras começarão no próximo mês. A linha 2 do metrô prevê ligar o bairro Nova Suíça ao Barreiro e o início das operações continua marcado para o primeiro trimestre de 2028.

O secretário adjunto de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Calixto, afirmou também que o governo de Minas Gerais já está se mobilizando para que as obras da linha 2 comecem o quanto antes. “Em relação à linha 2, nossa expectativa é que a construção seja concluída até 2028, cumprindo o prazo estabelecido em contrato. Para conseguir cumprir esse prazo, algumas etapas ainda precisam ser iniciadas, vencidas e o governo do Estado está trabalhando para garantir que essas obras se iniciem o mais rápido possível e que consigamos cumprir todos esses prazos contratuais”, afirmou.

A expectativa inicial era que as intervenções da Linha 2 do metrô tivessem sido iniciadas ainda entre abril e maio deste ano, o que não ocorreu, em virtude de aprovação do licenciamento ambiental.

Novo traçado da Linha 2 do metrô vai contar com sete estações:

  • Nova Suíça
  • Amazonas
  • Nova Gameleira
  • Nova Sintra
  • Vista Alegre
  • Ferrugem
  • e Barreiro.

“Quando concluída a Linha 2, nossa estimativa é que transportemos algo em torno de 50 mil usuários todos os dias e isso vai impactar e melhorar a mobilidade na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) de forma substancial”, projetou o secretário adjunto.

A estimativa é que sejam investidos R$ 3,7 bilhões para melhorias e ampliações ao longo da duração do contrato. Desse total, R$ 2,8 bilhões são aportes do governo federal e cerca de R$ 440 milhões são provenientes do Termo de Reparação assinado pelo Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público Federal (MPF) e Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) com a Vale. Isso se deu em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho.

A frota do metrô de Belo Horizonte conta hoje com 35 trens, sendo 25 da série 900, da década de 1980, que serão substituídos pelos novos carros. Outros dez trens são da série 1000, que começaram a operar em 2015 e já possuem ar-condicionado e sistemas modernos. Os novos trens do sistema metroviário da Capital serão fabricados pela empresa chinesa Changchun Railway Vehicles, subsidiária líder da maior fabricante de material rodante do mundo CRRC Corporation Limited (CRRC).

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