Economia

Semana Brasil deve movimentar o comércio

Semana Brasil deve movimentar o comércio
Crédito: Charles Silva Duarte/Arquivo DC

Com descontos de até 70%, o comércio de Minas Gerais estima um incremento de 15% nas vendas durante a Semana Brasil que começa hoje, em todo o País, e vai até o dia 13 de setembro.

Em Belo Horizonte, centros comerciais, shoppings, comércio de rua e lojas virtuais estão preparando duas semanas de liquidações para aquecer as vendas após a abertura total do varejo.

A terceira edição do programa, que é idealizado pelo governo federal, pretende movimentar a economia e gerar oportunidades para quem produz e quem consome. Durante a campanha, os empresários oferecem descontos especiais e realizam promoções para os clientes, incentivando a retomada da economia em meio à pandemia da Covid-19.

A diretora da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio-MG), Vera Lúcia Freitas Luzia, conta que os comerciantes estão otimistas com as vendas durante a semana de promoção.

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“Setembro é considerado um mês morto. Saímos de agosto, que temos o Dia dos Pais como a data referência de boas vendas para o varejo. Porém, em setembro não temos nada e fica um mês que ficamos com as contas no vermelho. Com o retorno do comércio varejista devido ao avanço da vacinação, estamos otimistas para que as vendas alcancem patamares positivos e que tenhamos uma boa recuperação nas vendas”, explica.

Conforme dados da Fecomércio, no ano passado, a iniciativa movimentou R$ 2,33 bilhões em vendas no País. A federação não tem os dados a respeito de quanto foi contabilizado apenas em Minas Gerais.

“De um modo geral, tivemos vendas significativas em todo o País. Em setembro de 2020 todo o comércio estava fechado, principalmente em Minas Gerais. Todas essas compras aqui no Estado foram feitas via internet. Nossos comerciantes tiveram que investir na nova modalidade de venda para não ficarem totalmente fora do mercado”, pontua Vera Luzia.

A diretora da Fecomércio acrescenta que grande parte dos produtos em liquidação faz parte dos estoques antigos dos lojistas. “Os estabelecimentos estão com muito estoque porque ficaram muito tempo fechados e, por isso, precisam colocar os produtos à venda para renovarem esses produtos”, esclarece.

Vera Luzia reforça ainda que os consumidores devem aproveitar a época de liquidações antes que os reajustes nos preços dos produtos, em geral, ocorram.

“Os preços praticados agora estão sem aumentos e ainda em liquidação. Quando esses empresários fizeram a nova compra, com certeza haverá aumento nos produtos, porque houve reajuste na matéria-prima e insumos de vários produtos. Infelizmente, teremos que repassar para o consumidor final”, acrescenta.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) também estima bons resultados na Semana Brasil. Segundo o presidente da entidade, Marcelo de Souza e Silva, o avanço da vacinação e a maior flexibilização servirá de incentivo para a clientela sair às ruas.

“A ideia é incentivar o varejista a realizar promoções no período, oferecendo produtos ao consumidor com preços especiais. Acreditamos que este evento vai trazer um fôlego ainda maior para o comerciante. Além disso, ele funciona como um aquecimento para datas como Dia das Crianças, Black Friday e Natal”, pontua.

Ainda de acordo com Souza e Silva, as duas últimas edições da Semana Brasil foram bastante positivas, com grande adesão dos setores de comércio e serviços. “Foram ações com ótimos retornos, mesmo em 2020, com a pandemia, os consumidores conseguiram fazer excelentes aquisições. Para este ano, também temos boas expectativas”, destaca.

Inflação

Mesmo com a alta da inflação, a diretora da Fecomércio-MG, Vera Lúcia Freitas Luzia, aposta que os consumidores aproveitem a semana de liquidações. “Teremos preços muito atrativos e mesmo com a timidez dos consumidores nas compras, eles ficarão motivados com os descontos”, enfatiza.

Malls se preparam para a campanha

Os lojistas do Shopping Cidade, no hipercentro, estão preparando duas semanas de descontos atrativos para os consumidores. De acordo com o gerente de marketing, Bruno Saliba, todos os lojistas estão participando da Semana Brasil e a expectativa é a de que o faturamento cresça em 15% em relação aos mesmos dias de agosto. “Tivemos um bom resultado no mês passado e acreditamos que nesta semana de liquidação iremos alcançar uma receita positiva para este mês que não temos nenhuma outra ação significativa”, explica.

Ainda de acordo com Saliba, as redes sociais e as vendas on-line também estão participando da liquidação da Semana Brasil. “Todas as nossas redes de vendas dos lojistas estão participando do projeto. A ideia é dar comodidade e facilidade aos nossos clientes. Lembrando que as vendas presenciais seguem os protocolos de higienização sanitária. Mesmo com o avanço da vacinação, ainda temos o coronavírus circulando e temos que tomar os devidos cuidados”, acrescenta.

No Shopping Del Rey, na região Noroeste, o mall terá itens com até 60% de desconto nas lojas físicas e 20% off e frete grátis nas compras on-line.

“A forma como trabalhamos a compra por whatsapp no Del Rey é algo inédito na Capital. Temos uma equipe de curadoria e logística dedicada ao atendimento do cliente. O consumidor envia a demanda e estabelece alguns filtros para ingressar em uma jornada personalizada. Uma assistente vai a cada uma das lojas à procura do item desejado e enviar imagens e vídeos em tempo real para orientar a tomada de decisão, além de estar atenta às melhores oportunidades que só quem está aqui poderia identificar”, explica a gerente de marketing do Shopping Del Rey, Isabela Moreira.

Os lojistas do Minas Shopping também participam da Semana Brasil. A gerente de marketing, Ana Paula Alkmim, conta que os lojistas estão animados com o programa e que o período fortalece o varejo.“Apoiamos essa iniciativa, que tem como objetivo não só oferecer descontos, mas também proporcionar ao consumidor condições especiais, que permitam realizar compras com conforto e segurança”, avalia.

Ainda de acordo com Ana Paula, serão oferecidas condições especiais para os consumidores nas lojas presenciais e nas redes sociais do Minas Shopping.. “Quem desejar também pode efetuar suas compras pelos canais de vendas on-line das lojas, optando pela entrega via delivery.”

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